Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:55

Grupo é preso por atear fogo em ônibus em ‘protesto’ contra morte de homens pela PM em Teresina (PI)

 

Ruas da Vila Mocambinho, Zona Norte de Teresina, e do bairro Pedra Mole, Zona Leste da capital, amanheceram com reforço policial nesta terça-feira (18). As polícias Militar e Civil realizam uma operação depois que cinco ônibus foram incendiados, na noite dessa segunda-feira (17), em ‘protesto’ contra a morte de dois homens durante troca de tiros com policiais militares na capital. Sete pessoas foram presas, até a última atualização desta reportagem.

Segundo o Corpo de Bombeiros, na noite dessa segunda-feira (17), um ônibus foi incendiado na Avenida Freitas Neto, na Vila Mocambinho, e outros quatro na região do bairro Pedra Mole.

Em entrevista à TV Clube, o coordenador do Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), delegado Charles Pessoa, informou que as forças de segurança cumprem mandados de busca e apreensão. A operação deve ocorrer por tempo indeterminado.

"Essa ação representa que quem é organizado é o Estado e não a criminalidade, diz respeito a responsabilização dessas ações feitas ontem", informou o coordenador do Draco.

Devido aos ataques, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) retirou de circulação todos os veículos da frota das linhas da região da Zona Norte de Teresina

Entenda o caso

José Nilton de Sousa e Samuel Magno, ambos de 27 anos, foram mortos na tarde desta segunda-feira (17). Segundo o diretor de Inteligência da PM-PI, coronel Jacks Galvão, os dois suspeitos deram início a uma troca de tiros contra militares que estavam em diligência. Na ocasião, a dupla foi baleada e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local.

Os corpos foram colocados na carroceria de uma viatura e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). Familiares dos dois mortos estiveram no local e reclamaram da ação policial.

A mãe de José Nilton, Raimunda Maria, declarou que o filho não era criminoso. O coordenador do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa DHPP, delegado Francisco Costa, o Barêtta, informou que as famílias dos dois homens mortos registraram Boletins de Ocorrência e que as circunstâncias das mortes serão apuradas.

 

Nota da Strans

A prefeitura de Teresina através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informa que, por motivo de segurança, por conta dos ataques ocorridos, nesta noite de segunda-feira (17), na região do bairro Mocambinho, todos os ônibus da frota das linhas da região da zona Norte de Teresina, das empresas do consórcio Poty, foram retirados de circulação. A previsão de retorno é na manhã desta terça-feira (18).

A Strans vai solicitar uma reunião emergencial com os órgãos estaduais de segurança para tratar do assunto, no sentido de se apurar os responsáveis e encontrar alternativas para reforçar a segurança ao transporte coletivo da capital.

A Strans reitera que repudia ações de violência, que ameaçam a integridade e a vida das pessoas, agridem ao patrimônio público e privado e prejudicam a população teresinense, em especial, a parcela que tem no transporte coletivo o seu principal ou único meio de deslocamento.

Nota do setut

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) repudia o incêndio criminoso ocorrido na noite desta segunda-feira(17). Atos de vandalismo como este causam prejuízos, principalmente, à população. O Setut está em contato com as autoridades responsáveis de forma a buscar coibir atos dessa natureza e responsabilizar os culpados por este ato.

FONTE/CRÉDITOS: G1 PIAUÍ

Mais de Polícia