Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:56

População sofre com falta d’água em São João da Serra (PI) e pede providência

 

Cerca de 20 famílias da Comunidade Catalão, na zona rural de São João da Serra (PI) estão há aproximadamente um mês com problemas no abastecimento d’água. A Comunidade é cortada pela estrada que vai do São João da Serra para Santa Cruz dos Milagres, e fica a cerca de 4 km da sede. 

Segundo os moradores, o sofrimento é grande, por que até tem um poço tubular, mas o abastecimento é insuficiente. Um segundo poço foi perfurado no final do ano passado, mas nunca foi montando. Ainda foi iniciada, também, a colocação de novos canos na distribuição da água, mas a obra nunca foi concluída.

Segundo os moradores, ouvidos pelo Em Foco, o antigo poço tubular já tem mais de 8 anos de uso e estaria secando, ou seria a capacidade da bomba.

“A energia aqui não é boa e a bomba é ligada e desligada pouco tempo depois. Ainda tem uma rachadura na caixa d’água, já há 2 anos, e por isso não deixam enchera, por que derrama” disse um morador.

Ainda segundo os moradores, tem um morador na comunidade que até tem um poço particular, mas nem todas as famílias podem contar com o poço, dependem do poder público.

A cerca de 1 km da comunidade, também tem um pequeno reservatório, mas além de ser particular, também seca assim que acaba o período das chuvas.

O OUTRO LADO

O Em Foco conversou com o prefeito de São João da Serra, Joaozinho Manu. O gestor confirmou a dificuldade no abastecimento d’água da comunidade e disse que o problema é a energia da comunidade. Ele disse que outra Comunidade, a Lagoas, também passa pelo mesmo problema.

“Foi feito um poço com 204 metros, com recurso próprio. Foi instalada a bomba, mas quando fomos ligar, a energia não puxou. São 21 casas e não tem energia para puxar a bomba. Já fui várias vezes na Equatorial para resolver o problema e estamos aguardando. A caixa d’água foi resolvida o problema com reparo de vazamento” disse o prefeito.

Segundo o prefeito, a empresa de energia já se comprometeu em instalar novos transformadores na Comunidade Lagoas e na Comunidade Catalão. 

“Quero é que aconteça, mas a empresa não está dando a assistência. Fizemos os poços [nas duas comunidades citadas na matéria], mas infelizmente a energia não puxa. Só falta energia para o abastecimento ficar regular e suprir a necessidade das pessoas” concluiu i prefeito.

O QUE DIZ A EQUATORIAL

A reportagem também entrou em contato com a Equatorial, através da assessoria de imprensa mas não obtivemos resposta. 

Mais de São João da Serra