Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:40

Polícia Militar recebe cerca de 100 pistolas para reforçar a segurança no Piauí

 PM do Piauí recebe 100 pistolas para reforçar o combate à criminalidade Foto: Ascom

A Secretaria Estadual de Segurança Pública realizou nesta quinta-feira (15) a entrega de novos armamentos para a Polícia Militar do Piauí . Na ocasião foram disponibilizadas 100 pistolas da marca Glock com recursos oriundos do Fundo Estadual de Segurança. Trata-se do saldo da aquisição das 400 pistolas que já foram entregues para a Polícia Civil e Militar como parte do planejamento de fortalecimento e modernização das polícias.

O diretor de Gestão do Sistema Único de Segurança da SSP/PI, Lucas Dantas, afirmou que além de fortalecer as instituições no combate à criminalidade violência, a Secretária de Segurança também trabalha com eixo social voltado para o atendimento humanizado e com a aquisição de equipamentos de armas não letais. 

"A meta é fortalecer as instituições de segurança pública no combate à criminalidade violenta. Porém, além desse propósito, o outro é aprimorar as ações de abordagem não violenta, para tanto está prevista ainda para 2023 a aquisição de armas de imobilização (de choque) cujo objetivo é exatamente diminuir o risco de letalidade das ações policiais", explicou o diretor.

Piauí têm queda de quase 30% nas mortes violentas

Segurança pública é qualidade de vida, que se reflete em liberdade e na garantia do exercício pleno da cidadania, do direito de ir e vir sem temor, sem amarras, sem subterfúgios. Nos últimos seis meses o Piauí tem visto um esforço concentrado na tentativa de transformar o panorama da violência, especialmente nas ocorrências de assassinatos e nos crimes patrimoniais. Esse trabalho, capitaneado pelo secretário Chico Lucas sob a gestão do governador Rafael Fonteles (PT), traça o caminho para que um futuro melhor se aproxime.  

Para se ter ideia do impacto das ações comandadas pela pasta, a queda no número de celulares roubados em Teresina atingiu a marca de 25% de março a maio no comparativo com o mesmo período do ano passado após o início da Operação Interditados.  A Operação já se desenvolveu em três fases e versa para a desarticulação de lojas que comercializam aparelhos celulares com restrição de furto, roubo ou pelo crime de descaminho.  

Diante dos números, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, atribui a redução da criminalidade ao conjunto da obra, conduzindo o olhar para o plano estratégico traçado pela gestão Rafael Fonteles, com o objetivo claro de dar garantias que as demandas da população estão sendo priorizadas.

O aperfeiçoamento dos processos e estratégias das forças de Segurança no Piauí também começam a refletir na redução das mortes violentas intencionais (MVIs), a queda no mês passado foi de 29,73% na comparação com o mesmo período de 2022.    

Mais de Piauí