Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:24

PI: Ciclofaixa no meio da estrada é apagada após polêmica de vídeo nas redes sociais

 

A ciclofaixa que viralizou nas redes sociais e gerou polêmica por ficar no meio de uma rodovia piauiense foi coberta por asfalto na tarde desta quinta-feira (3). Um morador registrou o momento em que a faixa era apagada.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) informou, por meio de nota, que a obra continua em execução e não haverá ciclovia na faixa central. 

O morador, que não quis se identificar, disse que foi ao local duas vezes após ver a repercussão na internet.

"Pela manhã eu fui lá, por volta das 10h45, fiz vários vídeos e fotos. E quando voltei à tarde, o governo já estava passando piche, por votla das 14h30. Foi tudo muito rápido, a repercussão dessa ciclofaixa ganhou o país e o mundo", afirmou.

A ciclofaixa que fica localizada entre as estradas PI-140 e PI-141, que corresponde ao anel viário da cidade de Canto do Buriti, cerca de 400 km ao Sul de Teresina, viralizou nas redes sociais por estar entre duas vias.

O DER informou que o local passava por obras e entre as mudanças pelas quais o trecho deveria passar, e que o deslocamento da ciclofaixa para a lateral da estrada estava planejada.

A obra custou mais de R$ 6 milhões, com extensão de mais de 10 km. O trecho faz um desvio na PI-140, cortando a PI-141, para que os condutores não precisem passar por dentro do trecho urbano da cidade de Canto do Buriti.

Barreiras são necessárias

Conforme o engenheiro e professor Kidner Próspero, a norma de trânsito não proíbe esse tipo de ciclovia, mas é necessário, nesse caso, que haja as "defensas", barreiras que impeçam os veículos automotores de atingir os ciclistas caso o condutor perca o controle.

"O bom senso vai dizer pra gente que isso coloca o ciclista em perigo. A boa prática não recomenda fazer esse tipo de ciclovia. Então, o ideal seria fazer uma ciclovia na lateral da pista ou, caso se mantenha, teria que fazer as defensas", explicou.

Nota do DER-PI:

Sobre a obra do contorno rodoviário da cidade de Canto do Buriti, a 400 km ao sul de Teresina, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER/PI) informa que a obra ainda está em execução e não haverá ciclovia na faixa central. A obra, quando concluída, contará com todos os dispositivos de segurança exigidos pela legislação.

Fonte/Créditos: g1

Mais de Geral