O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí, João de Deus, declarou nesta terça-feira (3) que a sigla está empenhada em apresentar candidaturas próprias nos 20 municípios mais populosos do estado para as eleições em 2024.
Segundo João de Deus, das 20 maiores cidades, havia pré-candidaturas próprias do PT em 15. Com a desistência de Florentino Neto, em Parnaíba, o número reduziu para 14. No entanto, a busca agora é para fortalecer nomes da base aliada.
Pelos cálculos do partido, uma faixa entre 150 e 160 nomes se apresentam como pré-candidatos a prefeito pelo PT em todas as cidades do Piauí. Segundo ele, é uma quantidade considerável, sobretudo ao se observar o resultado das últimas eleições, quando o PT elegeu 22 dos 224 prefeitos no estado.
"O PT hoje, pelos dados, tem cerca de 150 a 160 pré-candidaturas a prefeito. Pela primeira vez na história tem um contingente amplo de pré-candidatos, prefeitos filiados, e muita gente pedindo filiação, inclusive alguns prefeitos. Hoje temos 49 prefeitos, na última eleição só elegemos 22, eu tenho dito que isso é muito pouco pra um partido que governa o estado do Piauí há 20 anos, somos o 5º governo, e governamos o Brasil também. Nós estamos com uma força tarefa voltada para eleger o maior número de prefeitos possível", disse.
O ex-parlamentar citou nomes que o PT deve lançar ou apoiar nas candidaturas em municípios do Piauí. "[Em] Picos, deve apoiar Pablo Santos; Valença, que nunca disputou pra valer, o candidato Leonardo Nogueira está melhor posicionado nas pesquisas. Floriano também nunca disputou pra valer, agora tem o pré-candidato deputado Marcos Vinicius. Então a conjuntura é favorável, em União tem Zé Barros, Altos tem o Warton [Lacerda], Campo Maior, o Paulo Martins ", mencionou.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.