O Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito no estado foi lançado nesta terça-feira (10), às 11h30, em solenidade no Palácio do Karnak. O programa tem como meta a redução do número de mortes no trânsito em 50% até 2030.
A iniciativa reúne setores da sociedade e órgãos governamentais para a promoção da educação, fiscalização, infraestrutura viária e conscientização da população para redução dos índices de mortes nas ruas e estradas. O pacto também prevê a criação de uma plataforma estadual de informações sobre acidentes, que permitirá o monitoramento constante da situação e a adoção de medidas mais eficazes para a redução dos índices de violência no trânsito.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) exercerá papel central na execução das estratégias integradas do programa. O órgão promoverá ações educativas em escolas das redes municipais, estaduais e privadas; fomentará a regularização da documentação de veículos e intensificará a fiscalização para aplicação correta dos cursos teóricos e práticos para formação de novos condutores.
Além disso, o Detran atuará para regularização e municipalização do trânsito nas maiores cidades do estado, visto que mais de 90% dos municípios não realizou a integração junto ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O órgão tem como meta, sobretudo, o lançamento de unidade móvel para oferecer à população a oportunidade de regularizar CNHs e documentos de veículos nos 224 municípios.
As principais metas do Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito:
- Reduzir os óbitos causados por acidente de trânsito no Piauí;
- Melhorar os índices relativos aos acidentes de trânsito do Piauí em relação aos demais estados da federação;
- Aumentar o número de municípios piauienses com o trânsito municipalizado;
- Aumentar o número de pessoas aptas e legalizadas a conduzirem veículos;
- Aumentar o número de pessoas conscientes sobre as regras de trânsito seguro;
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.