A Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Policiamento Aéreo (Bopaer), segue dando apoio no combate ao incêndio florestal dentro do Parque Nacional da Serra das Confusões, na localidade Tacho, na cidade de Cristino Castro, no Sul do estado.
Leia Mais: Incêndio de grandes proporções ameaça maior reserva de caatinga do mundo no Piauí
A linha de fogo, de aproximadamente 6 a 7 quilômetros, que avança parque a dentro, está sendo combatida por uma equipe de cerca de 30 pessoas, entre bombeiros, policiais militares do Bopaer e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Equipes já estavam no local há alguns dias realizando o combate em um flanco, mas devido ao difícil acesso e distância por terra, a extinção se tornou mais delicada.
Com isso, o helicóptero, que também atua no combate direto com o sistema bambi bucket (espécie de cesto que coleta a água e, através de um mecanismo automático acionado pelo piloto, a solta), está realizando o transporte das equipes para mais próximo ao local dos focos, para atuarem por terra.
“Inicialmente, como a área é de difícil acesso, os policiais militares do grupamento aéreo, juntamente com os bombeiros militares que lá integram, desceram utilizando a técnica de rapel, para fazer uma zona de pouso de helicóptero para levar os brigadistas próximo à linha de fogo para combater exatamente esse incêndio. E o helicóptero está atuando, tanto no combate direto do fogo, com o sistema bambi bucket, bem como na condução dos brigadistas para debelar o incêndio por terra”, explicou o coronel Clayton Frota Gomes, gerente de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.