Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:52

Modelo de RG criado para pessoas com deficiências no Piauí é adotado por outros estados do país

 

Desenvolvido pelo Governo do Piauí, O novo RG criado em abril deste ano para pessoas com deficiência está sendo copiado por outros estados do Brasil. O modelo, que é iniciativa do próprio governador Rafael Fonteles, vem com a identificação do tipo de deficiência que a pessoa possui, está sendo adotado por outras regiões à medida que os governadores desses estados tomam conhecimento.

“Recentemente, recebemos uma equipe de Minas Gerais que veio aqui para saber como funciona no Piauí e gostaram muito. Fizeram do mesmo modelo lá. E assim outras unidades da Federação estão adotando o documento, que tem validade nacional”, afirma Kelson Brito, coordenador do posto de atendimento do Instituto de Identificação Félix Pachêco. 

A iniciativa é uma parceria da Seid com a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Instituto de Identificação Félix Pachêco, e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI).

O posto visa melhorar e dar um atendimento prioritário às pessoas com deficiência, facilitando o acesso devido ao grande número de pessoas atendidas nos demais postos da capital. Instalado na Seid, o posto já emitiu 1200 Carteiras de Identidade Digital num período de sete meses e proporciona um ambiente agradável com profissionais capacitados e atentos a um atendimento diferenciado a cada tipo de deficiência.

"Inclusive, eu sou tradutor intérprete de Libras e consigo me comunicar com nossos irmãos surdos por meio da língua de sinais. E também criei uma brinquedoteca, por meio de doações dos pais, para deixar nossas crianças autistas calmas para fazermos as coletas das digitais e das fotos", pontua Kelson Brito.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, relatou a importância da Carteira de Identidade Digital para as pessoas com deficiência do estado: “Esse documento facilita o acesso das pessoas com deficiência aos seus benefícios e direitos. Cada RG emitido vem com a identificação do tipo de deficiência que a pessoa possui, já servindo de comprovação junto aos órgãos públicos e entidades privadas, sem a necessidade de andar com laudos médicos. É uma vitória”, destaca o gestor.

Como emitir o novo RG?

Os interessados em emitir a nova Carteira de Identidade podem se dirigir à Seid (Rua Álvaro Mendes, 1432, Centro/Sul – Teresina), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, sem necessidade de agendamento. Lembrando que a emissão do documento é gratuita.

Para emissão do RG é obrigatório apresentar:

– Certidão de nascimento ou de casamento;

– Comprovante de Residência;

– CPF;

– Laudo Médico indicando o tipo de deficiência;

OBS: Certidão original atualizada com selo de verificação

Documentos opcionais:

– NIT/PIS/Pasep;

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

– Título de eleitor;

– Tipo Sanguíneo;

– Carteira Profissional;

– Certificado de Reservista (se homem);

– Cartão do SUS.

 

Mais de Piauí