
Uma pesquisa científica desenvolvida em Campo Maior pelo estudante Kaio Luan Soares Martins é apresentada na feira científica Expo Milset Brasil que acontece desde a última terça na cidade de Fortaleza-CE. A pesquisa ganhou destaque estadual e foi selecionada para representar o Piauí no evento que reúne mais de 300 pesquisadores do Brasil e do exterior.
Kaio Luan que que é aluno do 3º ano do curso Técnico em Enfermagem no Centro Estadual Profissionalizante de Tempo Integral (CEPTI) Cândido Borges Castelo Branco, desenvolveu o estudo “Classificação Operacional Predominante em Hanseníase no Município de Campo Maior – PI” sob orientação da professora Silvana Orsano. Juntos, professora e aluno buscam traçar um perfil dos portadores de Hanseníase em Campo Maior.
Kaio e Silvana apresentam na Expo Milset os dados coletados durante a primeira etapa da pesquisa. Por exemplo, o estudo descobriu que 79% dos casos da doença no município estão presentes em homens, enquanto 21% se desenvolveram em mulheres. Kaio explica que essa parte da pesquisa é importante porque através dela um plano de ações que visam combater a Hanseníase será elaborado.
“O objetivo é analisar junto às Unidades Básica de Saúde qual é a classificação operacional predominante em Hanseníase na cidade de Campo Maior. As informações obtidas possibilitarão planejamento estratégico envolvendo estudantes, profissionais de saúde e gestores em ações”, explicou Kaio.
A Expo Milset acontece até esta sexta. A mostra científica internacional reúne esse ano 128 projetos de estudantes do Brasil e países como Paraguai, Uruguai, Argentina, México, Chile, Colômbia, Portugal e Espanha.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar