Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:11

Quase mil toneladas de alimentos são distribuídos para famílias em vulnerabilidade no PI

 Foto: Geirlys Silva

No primeiro semestre de 2024, a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) fortaleceu a distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Alimentação Saudável (PAS). Ao todo, foram investidos R$ 8.311,431,93 com as duas iniciativas, atendendo 92.936 famílias, além de beneficiar 330 instituições.

O Programa de Aquisição de Alimentos é desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a SAF e consiste na compra de alimentos da agricultura familiar com distribuição simultânea para as famílias em situação de vulnerabilidade social. 

O programa já entregou, nos primeiros seis meses do ano, 937 toneladas de alimentos, auxiliando mais de 60 mil famílias. Foram investidos R$ 6 milhões para a compra de diversos produtos de 1.247 agricultores familiares de todo o estado.

Já o Programa de Alimentação Saudável é uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Piauí, por meio da SAF, nos mesmos moldes do PAA – compra do agricultor e entrega para entidades. Entre janeiro e junho deste ano, foram entregues mais de 450 toneladas de alimentos, que beneficiaram 30 mil famílias e 690 agricultores.

Umas das instituições beneficiadas tanto com o PAS como com o PAA, é a Associação Casa Santa Dulce dos Pobres, que recebe os alimentos da agricultura familiar e prepara refeições para famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial na região da Grande Santa Maria da Codipi, na zona norte de Teresina. 

Foram distribuídos ao todo 1.393 toneladas de alimentos, no qual 1.937 agricultores foram beneficiados.

Mais de Cidades