Os amantes da astronomia terão a oportunidade de testemunhar dois eventos celestiais marcantes nesta semana: as chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas.
Alpha Capricornídeos
A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos está prestes a atingir seu ápice. Conhecida por seus meteoros brilhantes, essa chuva oferece uma taxa modesta, porém notável, de cerca de 5 meteoros por hora. Vai ser possível observar em qualquer do Brasil.
Com um período de atividade do dia 3 de julho a 15 de agosto, o seu pico será na noite de terça (30) para quarta 31 de julho, podendo ser observada na Constelação de Capricórnio.
Delta Aquáridas
Com pico esperado para a noite de 30 de julho, a chuva de meteoros Delta Aquarids é outro evento celestial a ser observado nesta semana. Esta chuva é caracterizada por uma taxa de 15 a 20 meteoros por hora, oferecendo um espetáculo noturno de alta intensidade. Vai ser possível observar em qualquer lugar do Brasil.
Com um período de atividade do dia 18 de julho a 21 de agosto, onde teve o seu ápice na noite de segunda (29) para terça 30 de julho, sendo na Constelação de Aquário.
Dicas para observação
Para aproveitar ao máximo esses eventos astronômicos, procure locais com céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades e subúrbios. Embora ambos os picos ocorram quando a lua estará parcialmente iluminada, a melhor visibilidade dos meteoros será após a meia-noite até o amanhecer.
Olhe para qualquer lugar no céu, pois os meteoros podem aparecer em qualquer parte, mas focar nas constelações de Capricórnio e Aquário pode aumentar suas chances de observar essas maravilhas celestes.
O que são chuvas de meteoros?
Meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera terrestre, incendiando-se parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera e oxigênio. Esse fenômeno cria uma luminosidade no céu, comumente conhecida como "estrela cadente". Uma chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno originando-se de um ponto em comum, chamado radiante.
Fonte: Agência Gov
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.