Cerca de 182 brigadistas florestais da cidade de Santa Cruz dos Milagres e mais outras 13 cidades receberam nessa quarta-feira (21) certificados do curso de formação na prevenção de incêndios e preservação ambiental.
A entrega aconteceu pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí na cidade de Aroazes.
Os brigadistas foram capacitados pelo curso de formação ofertado pela Semarh em parceria com o Corpo de Bombeiros. Além da certificação, também receberam a entrega de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e material de combate aos incêndios.
Os participantes passaram por aulas teórica e prática de comportamento do fogo e combate aos incêndios. Também aprenderam a se comportar de maneira segura e a utilizar equipamentos de segurança necessários na hora de combater o fogo.
Major Dênio Marinho, diretor de fiscalização ambiental da Semarh, ressalta que a Secretaria vem trabalhando diuturnamente para o crescimento e o fortalecimento das formações das brigadas municipais, mantendo o padrão de pronto atendimento quando solicitada aos sinistros na ocorrência do fogo em vegetação.
“É uma meta de gestão do Governo do Estado a redução de números de incêndios florestais e o reflorestamento em todo o estado. Em 2022, tínhamos 18 brigadas, hoje são mais de 70 brigadas florestais formadas pela Semarh e quase 900 brigadistas treinados e equipados”, complementa o Major.
O coordenador de Instrução, Prevenção aos Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Jandce Araújo, atenta que o treinamento e uso de equipamentos e ferramentas adequadas são essenciais para proteger as pessoas envolvidas. “É necessário estar preparado para o combate aos incêndios, o quanto antes um incêndio for combatido, menores as chances de alastramento”, enfatiza.
Além do município de Santa Cruz dos Milagres, outras cidade do Vale do Sambito e Médio Parnaíba como Aroazes, Valença, Ipiranga, Pimenteiras, Palmeiras, Conceição do Canindé, Inhuma, São Pedro do Piauí, Landri Sales, Francinópolis, Novo Oriente do Piauí, Várzea Grande, São Miguel da Baixa Grande foram beneficiadas.
Também por meio do programa PRO Verde Piauí, foram distribuídas 16 mil mudas frutíferas, de acerola, ata, goiaba, maracujá e caju, contribuindo para a arborização dos municípios, a economia e a recuperação de áreas degradadas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.