Nessa quarta-feira (28), a Secretaria das Mulheres (SEMP), em parceria com diversas instituições, promoveu uma ação do Ônibus Lilás na cidade de José de Freitas, norte do Piauí.
O evento, faz parte da campanha Agosto Lilás - Elas Vivas, Feminicídio Zero, tem o objetivo de levar serviços essenciais e apoio às mulheres da comunidade do Bairro São Sebastião, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
Cerca de 50 pessoas participaram da atividade, aproveitando os serviços e informações disponibilizados, onde por meio da equipe presente no ônibus tiverem o acesso a um atendimento direto, e como saber identificar e responder aos casos de violência doméstica com sensibilidade e eficiência.
O Ônibus Lilás, unidade móvel adaptada para oferecer atendimento especializado no enfrentamento à violência contra a mulher, esteve proporcionando aos moradores acesso a uma gama de serviços, incluindo orientação jurídica, apoio psicossocial e informações sobre a Lei Maria da Penha.
A coordenadora de Autonomia Econômica, Louise Soares, destacou a importância da ação, que contou com a presença da psicóloga do Centro de Referência para as Mulheres Francisca Trindade, Josy Brito, da Coordenadora de Mulheres Rurais, Adeliane Martins e da socioeducadora Edna Chaves.
“A presença do Ônibus Lilás é fundamental para levar o apoio que muitas mulheres precisam em suas comunidades. Ao facilitar o acesso a serviços e promover a conscientização sobre os direitos das mulheres, estamos criando uma rede de proteção mais próxima e eficaz. Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres tenham acesso aos recursos necessários para se proteger e buscar ajuda”.
Além dos serviços oferecidos pelo Ônibus, a ação contou com a participação de representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE), que forneceram orientações jurídicas sobre divórcios, reconhecimento de paternidade e restauração de documentos. A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) forneceu informações sobre programas de aquisição de alimentos (PAA) e alimentação saudável (PÁS), enquanto a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) ofereceu orientação sobre crédito para mulheres e cursos para agricultores.
A ação reforça o compromisso das instituições envolvidas com a prevenção da violência doméstica e o fortalecimento da rede de apoio à mulher, evidenciando a importância de iniciativas que promovem o acesso a serviços e a conscientização sobre os direitos das mulheres.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.