Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:54

Ministro dos Direitos Humanos é acusado de assediar mulheres; dentre elas, a ministra Anielle Franco

 Ministro Silvio Almeida - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi denunciado à organização Me Too Brasil por supostos episódios de assédio sexual contra mulheres. O Me Too Brasil, que acolhe vítimas de violência sexual, confirmou ao Metrópoles ter sido procurado por mulheres que relataram supostos episódios de assédio sexual praticados pelo ministro.

A suposta prática é de assédio sexual por Silvio Almeida contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, além de outras mulheres. 

Silvio Almeida e Anielle Franco não se manifestaram sobre as acusações.

Segundo o Me Too, as mulheres que denunciaram Silvio Almeida pediram anonimato. Indagado se uma destas denunciantes foi a ministra, o Me Too afirmou que não poderia confirmar para não expor supostas vítimas.

A coluna do Metrópoles apurou com 14 pessoas, entre ministros, assessores do governo e amigos de Anielle Franco, como teriam ocorrido os supostos episódios de assédio a Anielle, que incluiriam toque nas pernas da ministra, beijos inapropriados ao cumprimentá-la, além de o próprio Silvio Almeida, supostamente, ter dito a Anielle expressões chulas, com conteúdo sexual. Todos os episódios teriam ocorrido no ano passado.

O assunto é de conhecimento de vários ministros do governo.

Lula diz que quem pratica assédio não vai ficar no governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista a rádio Rádio Difusora Goiana, nesta sexta-feira (6/9), afirmou que fará reunião com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, nesta sexta, para falar sobre as acusações de assédio que o chefe da pasta está sofrendo, reveladas pela Coluna de Guilherme Amado.

O presidente afirmou que “alguém que pratica assédio não vai ficar no governo. Eu só tenho que ter o bom senso, é preciso que a gente permita o direito à defesa. A presunção de inocência, de ter direito de se defender. Vamos colocar a Polícia Federal, o Ministério Público e a Comissão de Ética para investigar”, disse o presidente.

Lula está em Goiânia para a inauguração do BRT norte e sul e para anunciar novos investimentos nos Institutos Federais do estado.

O presidente disse que decidirá hoje à tarde se Silvio Almeida permanecerá no governo.

“Eu vou decidir hoje à tarde. Primeiro vou conversar com meus três minsitros, com duas mulheres que estão no governo, que são minsitras, e depois vou conversar tanto com o Silvio quanto com a Anielle e tomar a decisão. O governo precisa de tranquilidade. […] eu não vou permitir que o erro pessoal de alguém ou equívoco de alguém vá prejudicar o governo. Nós queremso paz e tranquilidade e assédio não pode coexistir com a democracia”, disse o presidente .

Fonte: Metrópoles

Mais de Brasil