Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:15

Piauí é considerado um dos estados que mais registra focos de incêndio no país

 

Nas últimas 24 horas, o Piauí registrou 69 focos de incêndio, o que deixa o estado em terceiro lugar no ranking das queimadas. Os dados são do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além do Piauí, Rondônia (79) e Maranhão (157) aparecem nos primeiro lugares desse ranking.

Nos primeiros 15 dias de outubro, o Piauí registrou 963 focos de incêndio. No mesmo período do ano passado esse número foram 1.776 focos.

Embora o estado tenha registrado uma queda no número de focos de incêndio, na primeira quinzena deste mês, o fogo tem trazido destruição e dor para os piauienses. Somente este ano, sete pessoas morreram por causa das queimadas.

Em setembro, dois brigadistas morreram enquanto combatiam as chamas em uma localidade rural em Uruçuí, distante 441 quilômetros de Teresina. No dia 8 deste mês, O engenheiro-agrônomo Vidal Mauriz Cortez Filho, morreu após ser vítima de queimaduras quando foi atingido por um incêndioem Colônia do Gurguéia. No último final de semana, quatro pessoas morreram carbonizadas na localidade Santa Clara, na zona rural de Canto do Buriti, a 409 quilômetros da Capital.

Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. No caso de Uruçuí, a investigação já aponta que o incêndio teria começado por ação humana. Nesta terça-feira (15), as equipes da delegacia estão em Canto do Buriti investigando as causas do incêndio que vitimou quatro pessoas da mesma família.

Além do fogo, o Piauí também sofrido com a ação de vendavais, que tem contribuído para que o fogo se alastre mais rápido.

Nas últimas 24 horas os municípios de Brejo do Piauí (16); João Costa (09); Curimatá e Rio Grande do Piauí (06); Avelino Lopes e Sebastião Leal (04); Uruçuí (03) foram os que registraram mais focos de incêndio no Estado. A cidade de Brejo do Piauí foi a terceira do país em registros de focos de incêndio, estando atrás somente de Alto Parnaíba (MA), que registrou 17 focos e de São Francisco do Guaporé (RO), que registrou 20 focos de incêndio.

Fonte: Cidade Verde

Mais de Brasil