Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:59

Polícia indicia suspeito de matar idosa estrangulada e amarrada em Teresina (PI)

 Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos, e Francisco Firmino de Assis, de 44 anos — Foto: Reprodução

Francisco Firmino de Assis, de 44 anos, suspeito de matar a idosa Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos, foi indiciado na quinta-feira (31) pelos crimes de feminicídio e furto. Além de espancar e estrangular a vítima, que era sua companheira, ele furtou o carro, televisão e celulares da casa dela. Ele confessou os crimes ao ser preso dois dias após a morte.

O crime aconteceu em 21 de outubro deste ano, no residencial Parque Brasil III, Zona Norte de Teresina. Maria de Jesus foi encontrada morta e amarrada no banheiro de casa, e a família disse à polícia que ela e Francisco se relacionavam havia poucos meses.

Segundo a delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), a polícia entendeu, durante o inquérito, que a intenção de Francisco era assassinar a vítima e não cometer um latrocínio.

Leia também- Com histórico de estelionato, roubo e tentativa de feminicídio contra filha, suspeito matar idosa confessa crime

“[O indiciado] tinha livre acesso aos objetos da vítima, mas ficou claro que sua intenção era ceifar a vida da vítima de forma violenta, até porque era reincidente nesse tipo de crime, praticou feminicídio tentado contra a própria filha”, afirmou a delegada.

No dia do crime, Francisco Firmino deixou a vítima desacordada e amarrou os pés dela, para que caso ela acordasse, não tentasse impedi-lo de levar os objetos de sua casa.

Ao ser preso, na noite de 23 de outubro, o indiciado confessou o assassinato ao prestar depoimento à polícia e demonstrou indiferença, conforme a delegada. O laudo cadavérico do Instituto Médico-Legal (IML) revelou lesões no corpo de Maria de Jesus que reforçam a violência do crime.

“Ele disse que ficou fora de si, que até hoje não entende, tendo em vista que a idosa o tratava muito bem. Você já vê uma mente conturbada, mas ele contou toda a dinâmica da situação. Ficou clara a questão do meio cruel, ela morreu por asfixia e teve costelas quebradas, pulmão perfurado, hematomas na cabeça, pernas e braços”, acrescentou Nathalia.

Feminicídio consumado

Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos, foi encontrada morta e amarrada no banheiro de casa, na segunda-feira, 21 de outubro, no residencial Parque Brasil III, Zona Norte de Teresina.
Vizinhos relataram que o suspeito, Francisco Firmino, fugiu do local, no carro Renault de cor prata da idosa, por volta das 15h da segunda. Ele levou ainda celulares e uma TV de Maria de Jesus.

Ele foi preso na noite de quarta-feira, 23 de outubro, numa operação do DHPP com a Polícia Militar. De acordo com a delegada Nathalia Figueiredo, o homem foi encontrado próximo a um shopping na Zona Leste de Teresina.

Francisco confessou o assassinato e disse que mantinha um “relacionamento normal” com a vítima, mas vizinhos e familiares informaram que Maria de Jesus tinha sido agredido pelo homem dias antes da morte.

O homem já foi condenado por outro crime semelhante: uma tentativa de assassinato contra a própria filha, cometido em 2015. Ele estava em liberdade condicional por esse crime.

O carro de Maria de Jesus foi recuperado na noite de quinta-feira, 24 de outubro, no bairro Acarape, Zona Norte de Teresina. Na residência de Francisco, a polícia encontrou a televisão e os celulares roubados.

"Quando foi preso, ele disse que havia vendido o carro na Pedra, ponto de venda de veículos em frente ao Estádio Verdão. Mas a polícia não acreditou nisso e continuou as buscas. O carro foi encontrado estacionado em uma rua", informou o delegado Marcelo Dias, titular do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV).

Fonte: G1

Mais de Polícia