Na manhã desta terça-feira (17/12), a Polícia Federa deflagrou a Operação Escudo Eleitora e fez buscas na sede do Instituto Vamos Juntos, na zona Norte de Teresina, fundada pela vereadora eleita Tatiana Medeiros (PSB). A operação cumpre quatro mandados de busca e apreensão em endereços de políticos suspeitos de ser terem sido financiados por facções na campanha eleitoral de outubro passado.
Segundo nota da polícia federal, as investigações tiveram início logo após a divulgação dos resultados das eleições, quando surgiram indícios de estreito vínculo entre candidato eleito ao cargo de vereador na cidade de Teresina e liderança de facção criminosa.
Foram divulgadas imagens de muito dinheiro apreendido e a fachada da instituição onde a PF esteve fazendo as buscas.
Segundo a nota, os fatos de possível ligação política com facções é grave e teve uma celeridade na atuação da Polícia Federal e do 1º Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral no Piauí, para que fossem cumpridos os mandados judiciais de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados em Teresina.
O candidato teria tido a campanha eleitoral financiada pelo crime organizado, além de ser fonte de lavagem de dinheiro da facção, o que, segundo a PF, com potencial de comprometer a integridade do processo democrático. Os materiais apreendidos serão analisados e subsidiarão a continuidade das investigações, que seguem sob sigilo judicial.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.