Cerca de dez famílias ficaram desabrigadas em Santa Cruz dos Milagres, a 181 km de Teresina, após a cheia do Rio São Nicolau provocada pelas fortes chuvas que atingem a região Sul do Piauí.
De acordo com Francisco Wellington, coordenador de Ensino e Capacitação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as famílias estão recebendo assistência, e o nível do rio apresenta tendência de redução.
"Foi uma situação que ocorreu devido às chuvas ocasionadas na região das nascentes do Rio São Nicolau, próximo ao Rio Guaribas, onde também houve cheia no município de Picos. Atualmente, temos registro de dez famílias desabrigadas. São famílias localizadas às margens do rio, e a tendência é que a cheia diminua, visto que as chuvas já estão reduzindo na região", explicou Wellington.
Segundo o coordenador, as chuvas devem diminuir a partir do dia 17 de janeiro no Sudeste e Sudoeste do estado, mas voltarão na semana seguinte.
"A previsão indica chuvas até o dia 16, com diminuição a partir do dia 17. Contudo, na próxima semana, teremos retorno de chuvas intensas em áreas do Vale do Rio Sambito, Rio Guaribas e na faixa sudoeste e sudeste do Piauí", afirmou.
Francisco Wellington recomendou que as famílias fiquem atentas aos alertas de chuvas intensas e possíveis cheias de rios e riachos, acionando os órgãos de emergência, se necessário.
"Sempre orientamos a população a ficar alerta aos avisos da Defesa Civil do Piauí e da Secretaria de Meio Ambiente. Caso ocorram situações de cheias em riachos ou rios, é essencial buscar apoio da Defesa Civil municipal pelo 199, caso tenha, ou do Corpo de Bombeiros pelo 193", concluiu.
Fonte: Cidade Verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.