40 ANOS DO MOVIMENTO EVANGELIZADOR LUZ-VIDA NO BRASIL: NA BAHIA, EM PERNAMBUCO E NO PIAUÍ (1985-2025)
O Movimento Evangelizador Luz-Vida (MELV)completa neste mês 40 anos de presença ativa no Brasil, de modo especial no Nordeste, nos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí; sob a orientação do fundador do Movimento no Brasil de origem polonesa Dom Eduardo Zielski (1947-) segundo Bispo de Campo Maior (2000-2016). Segundo os registros do próprio fundador, lemos a seguinte narrativa:
“Tudo começou com a chegada do Pe. EduardoZielski, de nacionalidade polonesa, e um grupo de missionários vindos do sul do Brasil, para um trabalho missionário em Central na Bahia.
No mês de janeiro de 1984, na cidade de Central e Jussara, foi feita uma evangelização que se prolongou até o final do mês. Em consequência desta evangelização, surgiram grupos de jovens que se tornaram sementes do Movimento na Bahia.
Durante todo o ano de 1984, esta juventude se preparava para participar no primeiro retiro de 15 dias, que é o ponto alto da formação do Movimento. No início do ano de 1985, pela primeira vez no Brasil, foi realizado um retiro OÁSIS do Movimento Evangelizador Luz-Vida, na cidade de Uibaí, com 39 participantes.
Os jovens manifestaram espontânea aceitação deste tipo de trabalho, chegando ao ano de 1986, no mês de janeiro, até um número de 70 participantes. Já no ano de 1987, aconteceram dois retiros. Em 1988, também aconteceram dois retiros. Em 1989, fizemos dois retiros de primeiro grau, um com 35 participantes o outro com 54 participantes.
No ano de 1990, o Pe. Eduardo chega para a Diocese de Floresta, Pernambuco, e assumiu a Paróquia de Santo Antônio em Ibimirim; logo inicia os trabalhos com a juventude. Só no ano de 1992 aconteceu o primeiro retiro do Movimento na comunidade Moxotó-Ibimirim.
Durante oito anos, exceto 1997, aconteceram em Pernambuco retiros do MELV No ano de 1995 aconteceram dois retiros em Moxotó e Puiu. Em Moxotó com Pe. Nicolau Klak, e em Puiú com Pe. Eduardo no qual participaram também Pe. Estevão Mitros e oito jovens da Paróquia de Cocal-PI da Diocese de Parnaíba. Assim, desde 1996 até hoje, no Piauí começaram os retiros do MELV.”
Dom Eduardo Zielski ordenado sacerdote em 21 de maio de 1972, em sua cidade natal, Brodnica na Polônia; no dia 2 de fevereiro de 2000, foi nomeado pelo Papa São João Paulo II, Bispo da Diocese de Campo Maior no Piauí, sendo Sagrado Bispo no dia 7 de maio de 2000, na Catedral de Santo Antônio, na mesma cidade. Prosseguindo a narrativa de introdução do MELV em nossa Diocese, observamos uma nova etapa de revitalização e organização do Movimento em terras brasileiras, agora, sob a orientação de um Bispo-moderador:
“Dom Eduardo na condição de Bispo Diocesano de Campo Maior realizou em janeiro de 2001, pela primeira vez o retiro do Movimento Evangelizador Luz-Vida, na cidade de Cocal de Telha. Depois continuou na cidade de Coivaras. Aconteceram também retiros na cidade de Nossa Senhora dos Remédios com Pe. Cassimiro Okroj e na cidade de Jatobá com a presença do Pe. Antônio Juscelino de Sousa.
Fazendo a formação do 2º Grau do Movimento decidiu-se uma adaptação e não somente a tradução, do Manual que foi idealizado pelo fundador do Movimento na Polônia, Pe. Francisco Blachnicki(1921-1987). O que se pretendia com isso, era dar continuidade ao espírito do fundador, considerando as realidades brasileiras.
A partir do ano 2001 iniciaram-se os retiros Oásis na Diocese de Campo Maior. Também seminaristas foram envolvidos nessa ação. Até hoje, há dois padres em Campo Maior, que dirigem Oásis.
Um elemento novo introduzido por Dom Eduardo em seu trabalho pastoral foi a criação de uma comunidade missionária, composta por três membros do Oásis, que se comprometeram a viver durante três anos numa cidade onde não havia Sacerdote e a realizar intensas atividades de evangelização.
Nas diversas atividades pastorais Dom Eduardo dedicou muito esforço, inclusive financeiro, à formação. Sem o envolvimento de leigos, no Brasil, é impossível pensar em ministério pastoral. Nesta atividade foi muito útil para a formação do próprio Oásis com seu método e seus postulados.
Em 2 de abril de 2016, Dom Eduardo foi transferido para a Diocese de São Raimundo Nonato, no mesmo estado do Piauí. Já em janeiro de 2017 organizou o primeiro Oásis na nova Diocese. Foi ajudado por jovens de Ibimirim e Campo Maior.
Os postulados do Oásis contidos nas quatro verdades fundamentais da evangelizaçãocomeçaram a ganhar grande significado, apoiados pelas declarações do Papa Francisco e documentos da Conferência Episcopal (...)”.
Nas palavras do então Bispo Emérito de São Raimundo Nonato: Sou muito grato a Deus por ter tido a oportunidade de conhecer o Movimento Luz-Vida e que, com a ajuda do Espírito Santo, pude introduzir seus postulados na renovação das paróquias e da Igreja no Brasil baseando-me nas ideias apresentadas através do Movimento.
Fonte: ZIELSKI, D. Eduardo; et al. Movimento Evangelizador Luz-Vida: 40 anos no Brasil (1985-2025). Serra das Varas, Arcoverde-PE, 2025.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.