Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:11

Quem for pego jogando lixo na rua será preso em Teresina (PI), afirma secretário de segurança

 Foto: Izabella Lima/g1

A Prefeitura Municipal de Teresina anunciou, nesta sexta-feira (7), que reforçará o combate do descarte irregular de lixo nas ruas da capital. De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Teresina , Wagner Torres, o município adotará uma fiscalização mais rígida e quem for pego descartando lixo de forma irregular, será preso.

"É crime ambiental! As pessoas parecem que perderam a noção da gravidade que é este descarte irregular de lixo. Nós estamos trabalhando para fortalecer toda a segurança e manter a ordem na capital. Quem for pego jogando lixo nas ruas de maneira inadequada, será preso!" , afirmou.

O coordenador do Programa Lixo Zero, Altino Àlex, informou que agora o programa contará com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

  • A Strans atuará de modo preventivo, agindo para conter qualquer veiculo que tente fazer o descarte inadequado na capital e autuando os responsáveis;
  • A Guarda Civil Municipal atuará de modo parecido, podendo até mesmo prender qualquer pessoa flagrada descartando lixo de modo irregular nas ruas de Teresina, além de atender denúncias da população.

"Nós temos diversos pontos de descarte irregular na capital. A rua Treze de Maio, por exemplo, estava totalmente coberta pelo lixo e sem condições de tráfego. Nos tomaremos ações ainda mais rígidas para combater esse crime que acontece na nossa capital", disse.

O programa que faz parte da a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) de Teresina, tem como objetivo fiscalizar pontos de descarte inadequado de lixo na capital.

Como denunciar?

Para enviar denúncias para o programa Lixo Zero, é possível contatar a Semduh enviando mensagem para o WhatsApp (86) 9 9402-3074. A denúncia é anônima.

Os responsáveis podem ser indiciados por crime ambiental. As penalidades incluem reclusão, detenção ou pagamento de multa, que vai de R$ 400 a R$ 4 mil.

Fonte: G1

Mais de Polícia