
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma pessoa fantasiada de Pikachu, personagem de "Pokémon", enquanto corre para fugir da polícia durante um protesto na Turquia. É #FATO.
O que mostra o vídeo?
A gravação, que veio a público em 27 de março de 2025, mostra uma pessoa vestida de Pikachu correndo da polícia em meio a outros participantes de um protesto na cidade de Antália, na Turquia.
Por que o conteúdo é verdadeiro?
- O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao Hive Moderation, ferramenta que identifica adulterações geradas por inteligência artificial. Segundo a plataforma, há 0% de probabilidade do vídeo ter sido adulterado.
- A imprensa internacional repercutiu amplamente a cena. Veja, abaixo, a legenda divulgada pela agência de notícias Reuters:
"Em uma cena surreal em meio aos protestos em andamento na Turquia, uma pessoa vestida com uma fantasia de Pikachu foi vista fugindo, enquanto a polícia se movimentava para dispersar manifestantes que apoiavam o prefeito de Istambul, Ekrem İmamoğlu".
O que está acontecendo na Turquia?
- Em 19 de março de 2025, a polícia turca prendeu o prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, que é também o principal rival do presidente Recep Tayyip Erdogan. Imamoglu foi detido por conta de acusações de suborno, manipulação de licitações, liderar organizações criminosas e prestar apoio a grupos terroristas. Ele negou e afirmou sofrer perseguição política.
- A partir daí, vários protestos começaram a acontecer no país. De acordo com uma publicação nas redes sociais do ministro de Interior, Ali Yerlikaya, as manifestações aconteceram em mais de uma dezena de cidades, incluindo Istambul, a maior do país, e a capital, Ankara. Cerca de 1,9 mil de pessoas foram detidas.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar