
Desta sexta-feira (28/10) at? domingo a cidade de Castelo do Piau? realiza o festival Cacha?a Fest. O evento entra na sua 12? edi??o e traz como atra??es, feiras de ouvinocaprinocultura, agroneg?cio, artesanato, turismo e apresenta??es musicais, como Double Deck, Ful? de Mandacaru e Samb?, entre outros. (VEJA A PROGRAMA??O COMPLETA)
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O que tem preocupado os organizadores do evento ? a acessibilidade ao munic?pio pela rodovia PI-115, ?nica via de acesso para quem segue da capital do Piau?, Teresina, e de outras cidades como Campo Maior. Nos ?ltimos dois anos, sempre nesta data, o governo do estado anunciava reforma na estrada, mas este ano n?o teve nem a famosa opera??o tapa-buraco.
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Em 2014 o Departamento de Estradas de Rodagem do Piau? (DER) chegou a assinar contrato com a empresa TERRACON LTDA para execu??o dos servi?os de conserva??o e manuten??o, mas apenas em 2015 foi feito um tapa-buraco, o que despertou suspeita do Minist?rio P?blico, que em agosto deste ano baixou a Portaria N? 001/ 2016, com den?ncia de suspeita de superfaturamento na obra, uma vez que outra licita??o foi aberta sem que os servi?os da primeira fossem conclu?dos. O DER negou ? ?poca que tenha havido qualquer irregularidade.
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Estrada se encontra em situa??o prec?ria de trafegabilidade
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Segundo o promotor de Justi?a, Fernando Santos, mesmo com o primeiro contrato em vigor, no valor de R$ 3.902.749,01, o DER iria fazer uma nova licita??o para o mesmo objeto, o recapeamento no asfalto da estrada, ligando os munic?pios de Castelo do Piau? e Campo Maior, na modalidade Concorr?ncia, no valor de R$ 7.494.841,43. A licita??o ocorreu no dia 18 de agosto.
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O Em Foco falou com o diretor-geral do DER, engenheiro Jos? Dias, que confirmou que o processo de licita??o se encontra em fase final, com a parte de julgamento da comiss?o. A empresa vencedora foi Construtora Santa In?s LTDA e os trabalhos devem iniciar na primeira quinzena de novembro.
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Ser? feito servi?os de restaura??o, que deixa a rodovia em condi??o de transito. ?Vai da BR-343 at? Castelo do Piau?, mas agente escolhendo e priorizando os trechos que est?o mais cr?ticos, por que o contrato n?o d? pra fazer toda a extens?o. Vamos fazer as extens?es que est?o mais cr?ticas. Acreditamos que dos 95 km agente consiga restaurar em torno de uns 50. Agente quer pelo menos deixar a estrada em um bom estado de tr?nsito? disse o Diretor.
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Em forma de protsto, populares j? taparam buracos com cimento
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O Minist?rio P?blico ainda desconfiou, que em agosto deste ano, mesmo antes da licita??o N? 21/2016, trabalhadores j? faziam trabalhos na rodovia. Segundo o MP, a obra j? teria empresa vencedora antes mesmo do processo. O DER disse que se tratava de manuten??o ainda referente ao primeiro contrato.
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ACIDENTE S?O CONSTANTES
Devido a precariedade da rodovia, v?rios acidentes j? foram registrado no trecho entre Campo Maior e a entrada para a cidade de Sigefredo Pacheco. Pneus estourados, capotamento e v?timas, inclusive faltal, como aconteceu com o?jovem Francisco Railson. Ele morreu depois que?um dos pneus do reboque de entrega de mercadoria teria ca?do em buraco. Railson perdeu o controle da moto e acabou caindo. (Relembre);
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Teve ainda um acidente com duas v?timas fatais. O carro que seguia do interior de Sigefredo Pacheco capotou e duas mulheres sacaram do ve?culo tendo morte imediata. Um buraco tamb?m teria sido o motivo da perda de controle do ve?culo por parte do motorista (Relmebre).
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