Morreu neste domingo (18), em São Paulo, de causas naturais, Altino João de Barros, 91, o publicitário que criou o top de 5 segundos -contagem regressiva usada pela Rede Globo antes de começar a transmissão de programas.
Sua carreira na multinacional McCann Erickson (hoje WMcCann) se estendeu por mais de 70 anos, dando ao profissional o rótulo de publicitário mais longevo da McCann "no mundo".
Barros começou como office-boy da companhia na década de 1940. Seguiu para a área de mídia, foi gerente, diretor e chegou ao cargo de vice-presidente-executivo. Ele permaneceu contratado como consultor de mídia da empresa até seus últimos dias de vida.
Nos anos 1950 e 1960, implementou programas de pesquisas para avaliar o interesse dos espectadores e programas de medição de audiência inéditos no país.
No livro "A mídia no Brasil - Do Reclame à Era Digit@l", de 2013, o publicitário descreveu a origem de um de seus feitos mais emblemáticos, o top de 5. Quando viu os monitores da contagem regressiva usada para avisar as emissoras afiliadas da Globo sobre o início de programas em rede nacional, ele vislumbrou oportunidade de embalar a mensagem publicitária de seu cliente naquele momento de expectativa.
Barros também teve participação ativa em momentos históricos da publicidade no país, como a criação do IVC (Instituto Verificador de Circulação) e do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
Em 1983, recebeu o Prêmio Caboré de Profissional de Mídia do Ano.
Formado no curso técnico de comércio e propaganda da Associação Comercial e em ciências econômicas pela Universidade do Estado da Guanabara, Barros também foi professor da FGV no Rio e da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo.
Altino João de Barros deixa a mulher e quatro filhos -um deles é Octávio de Barros, que foi economista-chefe do Bradesco e hoje é sócio da consultoria Quantum4.
Com informações da Folhapress.
Da Redação
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