
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) de atividade moderada, entre 2°S e 5°N no Atlântico, forma áreas de instabilidades favoráveis às chuvas no Piauí. A região norte tem maior probabilidade de ocorrerem chuvas acima da média até o mês de maior, segundo o Boletim de Informações Climáticas para o estado do Piauí para o Trimestre mar-abr-mai/2019.
Segundo a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), nuvens muito carregadas cresceram e já provocaram muita chuva sobre Teresina e algumas cidades do norte. Há risco de chuva forte e as pancadas de chuva continuam frequentes nos próximos dias.
“Podemos afirmar que teremos chuva generalizada no Piauí, mas com maior predominância no norte, centro-norte e litoral do estado. No sul e sudeste haverá chuva isolada. Essa condição será verificada ainda por alguns dias, quando as precipitações perdem força”, afirma Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Semar.
As cidades do norte do Piauí registraram as maiores precipitações. Dados das estações meteorológicas da Semar indicam que em Alto Longá choveu 88,2 mm. Em Parnaíba choveu 80,6 mm, seguida por Palmeirais, que registrou 59,6 mm e Ilha Grande, que teve 53,2 mm. Na capital, choveu 45 mm.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar