A FONCEPI realizou, nesta quarta-feira, um encontro produtores da palha da carnaúba de Campo Maior e cidades vizinhas. O evento Foncepi: "Futuro da Carnaúba" foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Campo Maior.
Durante o evento, foram abordadas informações relevantes para cadeia produtiva, neste novo cenário vivenciado pelos profissionais da área, através de palestras, como também momento de perguntas e esclarecimentos de dúvidas. Cada participante recebeu um kit da FONCEPI.
A primeira palestra tratou sobre normas e regulamentação de segurança, laudo das máquinas de bater palha e uso de EPI e teve como instrutor José Edson Nascimento. Segundo ele os produtores de palha tem que se adequar, adquirindo os equipamentos corretos para sua proteção, as EPI-Equipamento de Proteção Individual, que são: chapéu de palha, óculos de proteção, camisa de manga longa, protetor solar, luvas e botas, se regularizando quando a fiscalização chegar não ter prejuízo com multas, disse Edson.
Já a segunda palestra tratou sobre a formalização trabalhista, com o contador e campomaiorense Francisco de Brito Paz, falou um pouco sobre o CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física). Um dos principais papéis desse cadastro é trazer a contribuição da previdência do homem do campo, daquilo que ele está comercializando.
E para concluir, houve a palestra falando sobre as questões legais, como cadastro de arrendamento, aposentadoria, carteira assinada e foi conduzida pelo Dr. Ângelo Barbosa de Sousa, advogado do SINPROCARNAUBA.
José Sérgio
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.