A academia foi inaugurada no dia 07/08 com atividades do Projeto Saúde em Movimento que está sendo um sucesso no bairro de Flores alcançando um público considerável de participantes, numa média de 250 pessoas, nas segundas e quartas-feiras.
No espaço são realizadas atividades físicas de aeróbica e alongamento ofertadas pelo programa, incentivando as pessoas sair do sedentarismo e ter qualidade de vida.
“O Programa Academia da Saúde é subsidiado pela Política Nacional de Atenção Básica e pela Política Nacional de Promoção da Saúde, baseado na atuação conjunta das áreas de vigilância e atenção à saúde no SUS”, explicou o secretário Marcelo.
Ele conta ainda que o Programa fortalece e promove práticas corporais, atividades físicas, alimentação saudável, modos saudáveis de vida, produção do cuidado, entre outros, por meio de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios onde encontram-se inseridas.
As ações da Academia de Saúde extrapolam o limite físico da academia em si, podendo suas atividades, assim como as da atenção básica, ocorrerem além de suas estruturas, podendo ser realizadas nos espaços sociais como quadras, associações e até nas próprias unidades de saúde.
“Após uma semana de inaugurada, conseguimos formar as turmas para a realização das atividades. E agora lançamos o cronograma de ações que ocorreram no ambiente interno da Academia da Saúde, como aula de dança, prática corporal para idosos, atividades físicas localizadas, avaliação e orientação nutricional, dentre outras”, descreve o secretário.
A coordenadora da Atenção Básica, Lúcia Leonara mostrou que é o primeiro mês de funcionamento do Programa. “Sua construção e dinamização vai de encontro aos anseios e pedidos da população, teremos certeza que elas trarão mais qualidade de vida aos envolvidos”, disse Leonara.
Edição de Texto: Valdamir Alvarenga
Por Weslley Paz
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.