Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:57

Cocal de Telha envia representantes para Conferência Estadual da Saúde

 

Cerca de Mil e duzentos piauienses debaterão os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí. A abertura do evento, aconteceu às na quarta-feira, dia 16, as 19h, com a presença do Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Rogério Carvalho.



A agenda, que segue até sexta-feira (18/09), integra a pauta de discussões da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), em cuja etapa municipal foram realizados duzentos debates no Piauí, entre conferências e plenárias livres. Palestras, painéis e apresentações culturais compõem a programação preparada pelo Conselho Estadual de Saúde.



Dentre os participantes estão 900 delegados eleitos nos debates da fase municipal, observadores, convidados e livres credenciados. Dos quatro delegados eleitos apenas três compareceram ao evento estadual. Representando Cocal de Telha estão Argeu Rangel, Ednalva Medeiros e Miguel Pereira. Durante o evento, foi lida em plenária a Carta Aberta de Cocal de Telha que destacava o empenho nos trabalhos durante a conferencia e que o resultado possa beneficiar milhares de Piauienses que anseiam por um aprimoramento do SUS, e que os usuários possam ser bem atendidos.



O fim do evento, além de um relatório final, 68 delegados serão escolhidos para representar o Piauí na etapa nacional, em Brasília, de 1º a 04 de dezembro, sob o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’. "Entre os oito eixos da Conferência deste ano, acredito que dois terão grande destaque: a defesa da saúde como direito que não pode retroceder, apesar de projetos que tramitam no Legislativo e que ameaçam esse direito, e a necessidade já colocada de discutirmos amplamente mais financiamento para a saúde.

Marcelo Barros