Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:54

Cocal de Telha é réu em ação do Ministério Público sobre salários atrasados da gestão anterior

Administração anterior deixou dívidas de quase meio milhão de reais somente com servidores. Sindicato diz que esse valor pode ser maior.

 Audiência - Fórum Comarca de Capitão de Campos Foto: Raimundo Alves

Dívidas com os servidores da gestão passada foi pauta de uma audiência na manhã desta quarta-feira no Fórum da Comarca de Capitão de Campos com a presença do Ministério Público, Prefeitura de Cocal de Telha e representantes da entidade de classe.

A dívida é do ano de 2012 na gestão anterior onde na época o ex-prefeito atrasou salários dos servidores em mais de 5 folhas de pagamento acumulando um montante de quase 400 mil reais conforme levantamento junto ao Tribunal de Contas do Estado-TCE, Sagres-folha e de declarações dos próprios servidores. Já o Sindicato dos Servidores diz que esse valor por ser bem maior.

Ao assumir a gestão em 2013 a Prefeita Ana Célia determinado um levantamento sobre o total da dívida com os servidores e que também fosse realizado estudos sobre as possíveis formas de pagamento. Iniciado o pagamento das parcelas referente aos meses atrasados inclusive do 13º. Salário e férias, a prefeitura se viu obrigada a suspender os pagamentos devido as constantes quedas nas transferências de recursos prejudicando o planejamento e a renegociação de diversas dívidas como as do INSS, Eletrobrás, IBAMA e FGTS

Por conta desse atraso salarial promovida pela gestão anterior, vários secretários e até o ex-prefeito responde ação civil pública e ações de improbidade administrativa tanto no âmbito estadual quanto federal.

Durante a audiência o município de Cocal de Telha apresentou uma proposta para o Ministério público e aos representantes de classe para a quitação dos salários atrasados junto aos servidores, divida deixada pelo ex-gestor da cidade.