O fim de semana foi movimentado na política de Jatobá do Piauí, município da Região dos Carnaubais. Dois dos três grupos que pretendem disputar a eleição de novembro próximo apresentaram novas adesões no sábado (25) usando as redes sociais. No domingo, um ex-vereador faz crítica a candidatos e insinuou “compra-e-venda” na política local.
ADESÃO I
O prefeito Zé Carlos Bandeira (PT), que deve concorrer a reeleição, apresentou a adesão do ex-vereador e ex-vice-prefeito Neto Alvina. Este se mantinha neutro até agora, mas era muito ligado ao ex-prefeito Joãozinho Félix e à sua família e poderia aderir à campanha do pré-candidato César Félix (MDB). Cesar não tem parentesco com o ex-prefeito Joãozinho, mas vai receber o apoio do ex-gestor. A irmã de Joãozinho, a ex-secretária de Educação Maria José Félix deve ser a vice de César.
Neto Alvina (ao centro) com o prefeito Zé Carlos (direita)
Neto Alvina se elegeu a vereador pela oposição no primeiro pleito que elevou Jatobá à cidade, em 1996, mas logo aderiu ao prefeito eleito Joãozinho Félix. Reelegeu-se vereador em 2000 e vice-prefeito em 2004. Perdeu a reeleição como vice em 2008 e desde então não disputou mais eleição, mas sempre no grupo político do ex-prefeito João Félix. Na gestão do ex-prefeito Dalberto Rocha (2013-2016) ocupou os cargos de secretário de Obras e de Agricultura.
“Neto Alvina: grande liderança, ex-vice-prefeito, ex-secretário de obras, ex-vereador de Jatobá do Piauí, fazendo a escolha certa. Vamos à luta!” escreveu o prefeito.
ADESÕES II
O pré-candidato a prefeito Hilton Gomes (PSD), que polariza a disputa com o atual prefeito, anunciou a adesão do funcionário público Antonio Maria, que até a semana passada foi apresentado como pré-candidato a vereador no grupo do pré-candidato a prefeito César Félix.
Em se confirmando sua candidatura, seria a primeira vez que Antonio Maria entrara na disputa política do município.
Outra adesão apresentada por Hilton Gomes foi do “Edilson da Cana Brava”. Até a semana passada, seu filho Ediézio Félix também era apresentado como pré-candidato a vereador no grupo de Cesar Félix.
Edilson e Antonio Maria com Cesar Félix; Abaixo, Edilson e Antonio Maria com Hilton Gomes
“A cada dia em nossa caminhada recebemos adesões ao nosso projeto. Feliz em ter a confiança dos líderes políticos ao nosso time: De Assis Carvalho, Antonio Maria, Robert Carvalho e o pré-candidato Edilson dos Tanques, na certeza em está cada dia mais juntos buscando melhorias para nosso município. Sejam bem vindos!” escreveu Hilton Gomes.
ÁUDIO DE EX-VERADOR INSINUA “VENDAS”
Neste domingo (26) o ex-vereador Valderi de Castro (MDB) divulgou um áudio onde faz críticas ao atual prefeito, ao pré-candidato Hilton Gomes e a lideranças. Sem citar nomes, ele disse que “pré-candidato a vereador que se lança para depois se vender..., só tem interesse em pegar dinheiro... cuidado! E também cuidado nos veteranos” disse.
Ele criticou os atuais parlamentares e disse que nem sessão a câmara tem mais. Segundo ele, os atuais vereadores não fizeram nada pela população.
Valderi é pré-candidato a vereador e defende o nome de César Félix como candidato a prefeito
“A preocupação desses caras é só pegar dinheiro. Está todo mundo de carro novo” disse.
O ex-vereador ainda fez criticas aos outros dois pré-candidatos a prefeito.
“Elejam o Zé Carlos de novo. Depois vocês vão sentir o embalo. Elejam o Hilton pra vocês verem como ele vai embora e tchau. Precisamos acabar com a corrupção do nosso município, que está demais” concluiu.
PRÉ-CANDIDATO A VICE-PREFEITO TAMBÉM JÁ MUDOU DE LADO
O advogado Leonardo Tavares chegou a ser anunciado oficialmente como pré-candidato a vice-prefeito no grupo do MDB. Dias depois, Leonardo apareceu ao lado do atual prefeito em uma imagem que virou notícia em todo o Piauí. Em plena pandemia do coronavírus e decretos de isolamento e uso obrigatório de máscara, os dois, e outras pessoas, foram fotografados em uma mesa sem uso de nenhuma proteção. Era uma aliança política que surgia.
Alguns dias depois, o advogado, que mora em Campo Maior e tenta ingressar na política agora, foi anunciado no grupo do prefeito Zé Carlos como o vice. Leonardo já apareceu também em pelo menos uma solenidade da prefeitura e fez fotos ao lado de máquinários da prefeitura em supostos serviços em algumas comunidades do município.
Leonadro Tavares como vice de Cesá Félix; abaixo, Lenorado em solenidade da prefeitura, ao lado de Zé Carlos
O Em Foco falou com o pré-candidato a prefeito César Félix, para comentar as saídas de lideranças do seu grupo. Segundo ele, "Os dois pré-candidatos [Ediésio e Antonio Maria] desistiram da pré-candidatura, mas devem seguir apoiando nosso projeto. Já o senhor Edilson, pai de Ediézio, e De Assis Carvalho, irmão de Antônio Maria, devem seguir o grupo do pré-candidato Hilton. Essas são as informações verdadeiras".
Em entrevista ele confirmou que tem ainda 9 pré candidatos a vereadores, 6 homens e 3 mulheres. "Hoje nosso grupo estar filtrado, e vai representar o melhor pra Jatobá", frisou César.
Perguntado sobre Leonardo Tavares na qual havia anunciado como vice-prefeito e atualmente está com o outro pré candidato, ele citou: - "Sim, meu amigo. Respeito todas decisões. O povo será o juiz".
Após a saída dos pré candidatos, César Félix afirma que as mudanças dos pré-candidatos pode haver interesses envolvidos. "Dos pré candidatos, sou o único que não tenho cargos de prefeitura, nem DAS de gabinetes, para oferecer, enquanto houver pessoas na política que pensarem em benefício próprios, haverá essas mudanças. Nosso projeto, é projeto de renovação da política, não farei promessas de cargos nem secretarias em troca de apoio político, lideranças são importantes, mas, mais importante é o povo que acredita na verdadeira política", pontua Félix.
O pré candidato ainda cita que sua proposta de campanha é pensando na população de Jatobá que está cansada e desacreditada da política.
"Fazeremos uma campanha diferente, uma campanha direto com o povo, não me preocupo muito com apoio de líderes políticos, a velha política ta desacreditada, vou apresentar uma nova proposta. O povo tá vendo esses acontecimentos, acredito que teremos o reconhecimento da maioria e seremos o próximo prefeito de Jatobá", finalizou César Félix
César hoje conta com o apoio da ex-secretaria de educação Mazé Félix, que será sua vice nas eleições.
Os demais citados na matéria, também têm espaço para se manifestarem, caso achem necessário.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.