Cidade da Melancia: Jatobá do Piauí é destaque na gastronomia pelo cultivo da fruta
A melancia é uma das principais fontes de renda dos 6 mil habitantes do município.
A cidade de Jatobá do Piauí, a 134 km de Teresina, ficou conhecida como capital da melancia pela produção da fruta, gastronomia e o festival. No período do verão, a safra que fica ainda melhor, deixa produtores e moradores mais otimistas quanto à economia e cultura local.
Socorro Lili, representante da Associação de Produtores Rurais, contou que a cidade é pioneira na plantação e que a atividade gera outros produtos.
“Na associação fazemos entre dois a três plantios por ano, entre 10 mil kg de melancia. Por termos bastante “carradas”, ficou conhecido assim. Fazemos doces, geleias, licor e com a semente dá para fazer farofa, com carne seca, que é afrodisíaca”, contou Socorro.
O agricultor Mavérico Carvalho, que é produtor junto com o irmão, é dono de uma grande propriedade com cerca de 140 pés de melancia. Ele explicou porque a fruta de Jatobá tem um sabor diferenciado das demais.
“Quando falam que é de Jatobá, todo mundo já quer. O sabor é diferente, o solo é rico. Por plantarmos sementes precoces, o ciclo dela fica mais rápido. Em torno de 57 dias já está pronta para colheita. É uma melancia mais saborosa. Melancias comuns levam mais tempo”, explicou Mavérico.
Doce com casca de melancia
A agricultora Remédio Freitas contou que tudo da fruta se aproveita, como a casca, polpa e sementes. Mas é da casca que se faz o doce, muito típico e apreciado na região. Ela revelou sobre como é a produção da iguaria local.
"Dá para fazer de tudo com a melancia. Com a polpa, se faz o licor e o sorvete. Com a casca, fazemos o doce, com três ingredientes. Descascamos a casca, deixamos só a parte branquinha, cozinha com açúcar e para apurar o sabor, adiciona cravo da Índia. O doce é embalado e comercializado”, explicou Remédios.
Festival da Melancia
O tradicional festival é uma data que acontece todo ano na cidade. É conhecido pelas mulheres da região venderem produtos e também de competirem no concurso “Dança da Melancia”, que consiste em dançar um ritmo típico da região, como forró, com a fruta equilibrada na cabeça.
A fruta que é rica em potássio e magnésio provoca energia e promove a cultura local por meio do seu significado para produtores. “É muito divertido. Já dancei bastante”, contou Remédios.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.