Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:06

Prefeito reeleito de Coivaras/PI, Marcelino Almeida (PT) é diplomado no Cartório Eleitoral em Altos/PI

O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse. Sem o diploma, eles não podem assumir o cargo.

 

Na manhã de quinta-feira (17), o prefeito reeleito da cidade de Coivaras/PI, Marcelino Almeida (PT) foi diplomado no Cartório Eleitoral da cidade de Altos/PI ao lado da sua vice prefeita, Jannaina Furtado.

O prefeito garatiu mais 04 anos a frente da gestão administrativa da cidade de Coivaras e aproveitou a ocasião para agradecer os eleitores. "Hoje pela manhã fui diplomado Prefeito Reeleito de Coivaras. Nossa vice Janaínna Furtado recebeu seu diploma para que juntos possamos trabalhar muito mais por você Coivarense. Deixo aqui meu sentimento de gratidão a todos que mais uma vez confiaram em mim para seguir com uma gestão séria e justa", relata prefeito Marcelino.

Diplomação

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e está prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral. Não será diplomado o candidato que estiver com o registro indeferido, ainda que o recurso esteja pendente de julgamento. O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse. Sem o diploma, eles não podem assumir o cargo.