Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:27

Aniversário de Campo Maior: 260 anos de muita história, lutas e conquistas

 Vista aérea da Praça Bona Primo. Foto: TV Clube

Campo Maior celebra mais um aniversário nesta segunda-feira, 08 de agosto e esta é uma data diferenciada por se tratar de um número arredondado. São 260 anos de muita história, muitas conquistas e também muitas lutas de um povo que se inspira nos heróis que derramaram seu sangue às margens do Rio Jenipapo em prol da nossa liberdade.

São muitas as datas relacionadas aos primórdios da capital dos carnaubais, porém a data de 08 de agosto de 1762 foi referendada como aquela em que a antiga Freguesia de Santo Antônio do Surubim foi elevada à condição de Vila de Campo Maior e em 28 de dezembro de 1889 a então Vila de Campo Maior passa a ser elevada a condição de cidade por meio de um decreto. A data anterior porém, permaneceu sendo a referência para o aniversário. O nome, Campo Maior, como se supõe, foi inspirado na enorme vastidão de campos abertos no território.

Considerando que antes de 1762 a Freguesia de Santo Antônio do Surubim já era estabelecida e foi um dos primeiros povoamentos da então Província do Piauí a ser reconhecido pela Coroa Portuguesa, dá para imaginar o peso histórico desta cidade. Aqui temos ainda bem conservados prédios erguidos por mão de obra escrava, como a Cadeia Velha, hoje sede do Lar da Juventude, no centro histórico. Sem mencionar a importância que a Batalha do Jenipapo teve não somente para a consolidação da independência do Brasil, como também para a unificação de seu território como o conhecemos hoje.

Antiga Cadeia Pública, erguida com mão de obra escrava, datada de 1856, atual Escola de Música Lar da Juventude.

Campo Maior está entre as 7 principais cidades do Estado do Piauí e é referência indiscutível nos quesitos turismo, gastronomia e religiosidade, com seu Festejo de Santo Antônio, um dos maiores do Nordeste, sua carne de sol, sua paçoca, doces, sua Serra de Santo Antônio, cachoeiras e o Monumento aos Heróis do Jenipapo. Cidade com muito potencial ainda a ser explorado.

A Majestosa Serra de Santo Antônio. Foto: Raú Canuto

As atividades alusivas às celebrações de aniversário neste ano de 2022, estão divididas entre a Praça Valdir Fortes, a Praça Luís Miranda e a Rui Barbosa, culminando com alguns shows musicais na Praça Valdir Fortes entre a noite de domingo (07) e a madrugada de segunda (08). No comando desses shows estarão Cezinha Garcia, Ávine Vinny, Zé Cantor e Forró Real.

O Campo Maior em Foco parabeniza a capital do vaqueiro, dos carnaubais e da carne de sol e toda a sua gente por mais este aniversário e externa seu desejo de ser cada vez mais uma testemunha do progresso desta cidade e seu povo.

Prédios desativados no Centro Histórico de Campo Maior

Monumento erguido em referência à Maçonaria já em 2022

Vista da Alamenda Arco Verde, Açude Grande

***