Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:22

Acidentes envolvendo motos chegam a 10 mil por ano no Piauí

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, são registrados no Estado cerca de 10 mil acidentes por ano.

 Foto: Em Foco

O último ano, cerca de 30 mil brasileiros sofreram algum tipo de fratura no crânio e ossos do rosto, segundo dados do Datasus. Os acidentes automobilísticos e motociclísticos configuram a maior causa de traumas de face, de acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Por isso, a entidade vai promover, no dia 13 de novembro, em Parnaíba, a Campanha de Prevenção ao Trauma de Face, durante a XIII Jornada Acadêmica de Odontologia de Parnaíba – Jopar.

 

Haverá distribuição de folders explicativos na Avenida São Sebastião, em frente ao Parnaíba Shopping. A ação é uma parceria da entidade com a Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, o Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar do Estado do Piauí e a Guarda Municipal de Parnaíba.

 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, de cada dez acidentes de trânsito, oito envolvem motos. São registrados no Estado cerca de 10 mil acidentes por ano.

 

No Brasil, cerca de 12 mil motociclistas morrem anualmente em acidentes e mais de 500 mil pessoas sofrem ferimentos, muitosdeles na face, pela utilização inadequada de capacetes. Cair de um moto a 72 km por hora corresponde à queda do sexto andar de um prédio.

 

“O uso adequado do capacete diminui em 72% o risco e a gravidade de lesões, reduz a probabilidade de mortes em até 39% e os custos com tratamento associado a colisão”, afirma o coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Trauma de Face no Piauí, Darklilson Santos.

 

A cirurgia buco-maxilo-facial é uma Especialidade da Odontologia que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalias, congênitas e adquiridas, do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas.

 

Fonte: Meio Norte

Por Otávio Neto

Mais de Geral