
A ´Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Saúde está sensibilizado os homens para a Campanha Novembro Azul, que chama atenção dos que tem acima de 40 anos para fazer consulta preventiva contra o câncer de próstata.
O secretário municipal de Saúde Marcelo Miranda na tarde de quarta-feira (18/11) participou de um encontro na Unidade da Atenção Básica do Bairro Fripisa e região. A médica Yaneivis Govea More, o enfermeiro responsável Jailton Galdino e ACS estiveram presentes. No mês passado foi a vez das mulheres com o Outubro Rosa contra o câncer do colo do útero e da mama.
O aposentado Manoel Irene, 65 anos que fez questão de comparecer reforçou a importância da consulta e do exame. Ele já teve que se submeter a uma cirurgia e está bem. Alguns homens deram depoimento que já fizeram a consulta e o exame várias vezes. Se sentem bem e com saúde. O Posto da Atenção Básica do Bairro Fripisa atende 1.348 famílias e mais de 5 mil pessoas.
Os homens que foram parabenizaram o secretário Marcelo pela campanha.“Temos que termos cuidado com a nossa saúde. O câncer de próstata se origina de consequencia desde a adolescência, da juventude porque a gente não se cuida. Começa com doença sexualmente transmissíveis mal curadas que pode repercutir em idade futura com um câncer de próstata , e isto vocês podem levar como orientação aos filhos e netos de vocês”, orientou o secretário.
Marcelo Miranda disse que o objetivo é chamar atenção dos homens para fazer o exame de PSA, que se resultar em alguma alteração é orientado a pessoa a fazer o exame do toque. O secretário destacou ainda que apesar do seu Manoel ter feito a cirurgia ele fez questão de comparecer a reunião para mostrar a importância dos cuidados cedo. No Bairro de Lourdes também houve mobilização esta semana da campanha.
Fonte: Ascom Saúde
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar