Alemanha e França anunciaram nesta quarta-feira (28), que irão adotar um lockdown parcial, após um grande aumento no número de contaminados em pela covid-19, em uma segundo onda de contágio, com mais casos que a primeira onda no início de 2020.
Com as novas medidas, bares e restaurantes voltaram a fechar, apenas as escolas devem continuar funcionando.
Na Alemanha, o governo disse que o número de casos subiu muito rápido, e admitiu que o contágio está fora de controle. Foi decidido que o comércio e as escolas podem funcionar. Já os bares, bem como os restaurantes devem fechar a partir do próximo dia 2 de novembro. O governo também reforçou a importância das pessoas a ficarem em casa.
O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a retomada de medidas como o fechamento de bares, restaurantes e comércios e a volta da exigência de atestados para que as pessoas possam circular nas ruas. As escolas até o ensino médio permanecem abertas, mas deverão seguir protocolos que ainda não foram divulgados.
Além disso, o governo determinou que o país foque totalmente em obras públicas e na produção industrial para evitar um tombo ainda maior na economia. As autoridades, no entanto, pedem que as empresas favoreçam o trabalho de dentro de casa.
O comércio, segundo o presidente, poderá reabrir em 15 dias caso as autoridades avaliem que as primeiras semanas do lockdown deram bons resultados.
Fellipe Portela
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.