Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:46

Aeroporto Serra da Capivara ganha registro para pousos de aviões

As operações no aeroporto deverão começar depois da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) enviar uma copia da portaria ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).

 

O Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato está  para ser aberto ao tráfego aéreo. O aeroporto deverá ser inscrito ainda este mês no cadastro de aeródromos brasileiros, permitindo assim, pousos de aronaveis, de todo tipo, acabando com a clandestinidade das aterrisagens e decolagens dos aviões que ocorrem no Piauí. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (05) no Diário Oficial da União pela Secretaria de Aviação Civil, e segundo a publicação, a inscrição do aeroporto terá validade de 10 anos.

 

As operações no aeroporto deverão começar depois da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) enviar uma copia da portaria ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).

 

O governador Wellington Dias, em reunião no início do mês passado com o presidente da Anac, Marcelo Guaranys, chegou a tratar sobre a inauguração do aeroporto, que está prevista para acontecer no final deste mês.

 

No encontro foi solicitado ainda uma autorização para ofertar voos com aeronaves de até 30 passageiros na linha Brasília-Petrolina-São Raimundo Nonato-Floriano e outra linha em direção a Imperatriz.

 

Desde 2009, o Aeroporto Serra da Capivara é utilizado para pousos e decolagens.

 

 

 

Estrutura do aeroporto

 

A casa de passageiros possui dois andares, guichês, sala de embarque e desembarque, além de auditório para a realização de eventos. ”Esse terminal de passageiros possui um projeto moderno e inovador, com a estrutura no formato de uma capivara, que é um animal símbolo da região”, destaca Cristina Lages.

 

O local também conta com pista de voo com capacidade para receber aviões do tipo boing 737, que já está em operação como aeródromo do Governo do Estado. A pista poderá receber voos comerciais após a conclusão da homologação.

 

O Aeroporto Internacional Serra da Capivara é uma obra custeada através da parceria entre Governo Federal e Governo Estadual. Na pista de voos foram investidos R$7 milhões, e a casa de passageiros recebe recursos na ordem de R$ 10milhões. A área total de construção do aeroporto é de 3.578,08m².

 

Fonte: Portal AZ

Mais de Política