THE: Dr. Pessoa vai contra decreto do Governador e autoriza abertura do comércio nesta sexta (19)
O gestor já havia esclarecido que é contra o fechamento rigoroso da economia
A Prefeitura de Teresina decidiu por manter as atividades comerciais em funcionamento na próxima sexta-feira (19), em até nove horas diárias. O decreto já foi assinado por Doutor Pessoa, que dispõe de outras medidas sanitárias contra a Covid-19.
Na decisão, a gestão pontua que cada estabelecimento deve informar a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) de sua região o horário de funcionamento e divulgar aos clientes, de forma acessível, o horário permitido, desde que não passe das 20 horas.
Além disso, o decreto informa sobre o funcionamento dos shoppings centers da cidade, que poderão funcionar das 12 às 20 horas da sexta. O documento alerta ainda que em caso de descumprimento da medida, o estabelecimento pode sofrer penalidades, como multa, interdição total e até cassação do alvará de funcionamento, como aponta a legislação vigente.
Veja o decreto:
Em nota divulgada no último domingo (14), o gestor já havia esclarecido que é contra o fechamento rigoroso da economia. "Eu disse em nota que concordaria com tudo que já foi feito pelo governo do Estado, exceto o fechamento do comércio na quinta e sexta-feira. A não ser o que está determinado que a partir de 22 horas. Mas que seja aberto quinta-feira e sexta-feira. Concordo plenamente com o protocolo, com o COE, conversação e determinação do governo do estado, menos essa particularidade”, disse.
Além disso, a gestão municipal pontuou que segue realizando ações educativas para a adoção de medidas sanitárias contra o coronavírus, além de realizar esforços para acelerar o processo de imunização dos teresinenses, como a compra de vacinas.
Segundo a prefeitura, decisão ocorreu após um amplo debate com a classe empresarial, além de setores da saúde. O decreto será publicado na edição de hoje do diário oficial do município.
Bianca Viana
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.