Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:40

Bolsonaro autoriza aumento de 39% do preço do gás natural da Petrobras

 

O presidente Jair Bolsonaro, que recentemente nomeou um general para a Petrobras, anuiu novo aumento de 39% no preço do gás natural da estatal para as distribuidoras. O aumento será repassado aos consumidores finais.

Em comunicado oficial, a Petrobras informou que, a partir de 01/05/2021, os preços de venda de gás natural para as distribuidoras terão aumento de 39% em R$/m³, com relação ao último trimestre. Medido em US$/MMBtu, o aumento será de 32%.

A variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio. As atualizações dos preços dos contratos são trimestrais. Para os meses de maio, junho e julho, a referência são os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março. Durante esse período, o petróleo teve alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real.

O gás natural é insumo estratégicos para muitos setores industriais como químico, vidro, louças e metalurgia, além de conforto para as famílias em condomínios e residências.

Alecio Rodrigues

Mais de Brasil