
A Secretaria de Estado da Saúde atualizou, nesta terça (5), os números referentes aos casos de microcefalia no Piauí. O primeiro boletim epidemiológico do ano mostra que foram notificados 53 casos suspeitos relacionadas ao vírus Zika, com dois óbitos. Os dados foram copilados até o dia 3 de janeiro.
Até o momento, foram notificados casos suspeitos da doença em 20 municípios do Estado. E, para acelerar as ações de combate, o Governo do Estado decretou situação excepcional de emergência em saúde pública no Piauí pelo período de 180 dias.
O Decreto 16.327/2015 possibilita a execução imediata do plano de contingência da dengue, chikungunya e zika vírus elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde. Serão investidos R$5,5 milhões nas ações.
Medidas urgentes já foram colocadas em prática, como a instituição do Comitê de Operações de Emergência em Saúde-Microcefalia para investigar as causas que levaram ao aumento dos casos em 2015 em relação a 2014.
Outras medidas previstas no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia foram adotadas, como a elaboração do Plano Emergencial de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya, Zika e Microcefalia; implantação das Salas de Coordenação e Controle para gerenciamento e monitoramento da microcefalia; treinamento de equipes multiprofissionais dos municípios e oficinas descentralizadas de sensibilização sobre Microcefalia nos territórios de desenvolvimento do Piauí.
Fonte: Ascom Saúde
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar