Tromba d'água é registrada em praia do litoral do Piauí
Segundo meteorologista, o fenômeno alcançou baixa velocidade e não ofereceu risco
O litoral do Piauí registrou uma tromba d'água na manhã desta terça-feira (8). O fenômeno, que de forma simples é caracterizado por um redemoinho sobre uma superfície com água (mares, rios ou lagos), foi registrado na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba.
Moradores da cidade registraram o fenômeno, que durou alguns minutos. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, a tromba d'água acontece geralmente quando há a presença de alguns tipos de nuvens em ar instável. Assim, o ar circula em forma de funil e fica bastante úmido, por estar sobre uma superfície com água.
Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, o vento pode atingir velocidades que ultrapassam os 60km/h. Em alguns casos, pode causar danos materiais, o que não foi registrado no litoral piauiense nesta terça.
"Quando chove forte, muitas pessoas falam erroneamente que ocorreu uma tromba d'água. Não é bem assim, o fenômeno é uma interação do ar com a água. Uma nuvem se forma quando a parcela de ar próxima sobe, se resfria e se condensa em um nível mais alto. Então o vento fica girando de forma circular, é uma nuvem funil. Em uma velocidade muito alta, a água pode 'vazar' e alagar cidades inteiras, derrubando árvores e danificando casas", contou.
A meteorologista informou também que o fenômeno não é comum no Piauí. De acordo com ela, não há registros de tromba d'águas mais fortes e perigosas no estado.
Em Parnaíba, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de chuvas durante todo o dia, com trovoadas à noite. A temperatura mínima pode chegar a 22ºC e a máxima, 30ºC. A umidade do ar pode ficar acima dos 90%.
Fellipe Portela
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.