Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:53

Campo Maior aplicou 01 dose de vacina vencida, segundo Ministério da Saúde

 

O município de Campo Maior faz parte do grupo de municípios em que pessoas  foram vacinadas com o imunizante AstraZeneca vencido no Piauí. No Brasil foram pelo menos 26 mil doses aplicadas fora da validade, segundo dados do Ministério da Saúde. Os órgãos de saúde negam a aplicação de vacinas vencidas.

Em Campo Maior, segundo os dados levantados pela Folha de São Paulo, 01 dose de vacina foi aplicada fora do prazo de validade, juntamente com Alegrete do Piauí, Amarante, Barras, Barro Duro, Capitão de Campos, Floriano, Jaicós, Lagoa do Piauí, Palmeirais, Piracuruca, Piripiri, Queimada Nova, Santa Cruz do Piauí, São Félix do Piauí e Valença do Piauí.

Só em Teresina, foram 114 doses. Outra cidade do Piauí, Itaueira, teve 20 doses vencidas aplicadas. Madeiro teve 12, Guadalupe 10, Sebastião Leal 9, São José do Piauí 8, Uruçuí 6, Antônio Almeida 4, Jatobá do Piauí 4. 

As cidades de Jerumenha, José de Freitas, Miguel Alves, Olho D'Água do Piauí, São João da Varjota, União, tiveram duas doses aplicadas em cada.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que todos os lotes de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado do Piauí estão dentro do prazo de validade. As caixas contêm nota técnica com informações sobre  a data de validade dos imunizantes encaminhados, assim como em todos os frascos constam os prazos de vencimento. 

A Sesapi esclarece ainda que antes da distribuição para as Regionais de Saúde, a Coordenação de Imunização verifica além do prazo de validade, a temperatura de acondicionamento dos imunizantes, que vêm sendo aplicados dentro do prazo de validade apresentados em documentos oficiais do Ministério da Saúde.

Alecio Rodrigues

Mais de Cidades