Foi lançado, nesta quarta-feira, 3, o edital do Exame Classificatório do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O teste selecionará alunos para ingresso em 3.955 vagas nos cursos técnicos da instituição no primeiro período letivo de 2022. Essa edição marcará o retorno da aplicação de provas presenciais. Outras novidades são a redução do valor da taxa de inscrição e a ampliação do número de candidatos que serão isentos do pagamento da inscrição.
Nesta edição, as vagas estão sendo ofertadas para os campi dos municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.
Os cursos técnicos do IFPI são gratuitos e ofertados em três formas: integrada ao ensino médio, que é o caso de Campo Maior, para quem já concluiu ou esteja concluindo, em 2021, o ensino fundamental; concomitante, para quem vai cursar, em 2022, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.
Os interessados poderão se inscrever no Exame Classificatório, no endereço eletrônico https://selecao.ifpi.edu.br, de 12 de novembro a 12 de dezembro. O pagamento da taxa de inscrição, que teve o valor reduzido para 20 reais, poderá ser feito até 13 de dezembro.
As vagas referentes à isenção do pagamento da taxa de inscrição, nesta edição, passam a corresponder a 20% do total de vagas ofertadas. O candidato oriundo da rede pública poderá solicitar isenção, pela internet, no período de 3 a 5 de novembro.
As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 16 de janeiro de 2022. Os centros de aplicação de prova poderão ser consultados a partir do dia 12 de janeiro. A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 4 de fevereiro.
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.