Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:22

Atividades turísticas no Cânion do Poti são suspensas pela Semar

A razão da medida são as fortes chuvas desse período do ano

 Cânion do Rio Poti/Imagem/tripadvisor

Recentemente o país ficou chocado com o desmoronamento de um enorme bloco de rocha em um cânion na cidade de Capitólio em Minas Gerais. Na tragédia, 10 pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas.

Aqui no Piauí temos o Cânion do Rio Poti, uma gigantesca falha geológica na Serra da Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará, com paredões que podem chegar a 60 metros de altura. Embora ainda pouco conhecido, o Cânion do Poti possui grande potencial turístico por ser um local de beleza ímpar.

No entanto, nesse período chuvoso, é preciso considerar os riscos a segurança dos turistas. A Semar (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) anunciou através do site do governo estadual, que todas as atividades de passeio ecoturístico do Cânion, em especial, no leito do Rio Poti naquele trecho (paredões) e sobre as estruturas rochosas estão suspensas por tempo indeterminado.

“A medida é para evitar qualquer eventualidade, em razão do período de intensa precipitação pluviométrica”, diz o secretário Daniel Marçal.

A Semar informa ainda que para os próximos dias, estará organizando uma inspeção para avaliação ambiental, de riscos e segurança na área, em conjunto com outras instituições.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, assim como o Serviço Geológico do Brasil – CPRM e o Instituto de Desenvolvimento do Piauí, participarão da inspeção.

Walton Carvalho

Mais de Geral