Nos últimos dias a população de Campo Maior tem vivido um surto generalizado de síndrome gripal causado pelo vírus influenza H3N2. Em meio a essa situação temos também o aumento de casos de Covid-19.
O noticiário noturno da Rede Globo de Televisão mostrou o mapa de monitoramento de casos em todo o país, nessa última quinta-feira (27), onde foi registrado um aumento de 200% nos casos positivos e 150% nos casos de morte pelo vírus. No Estado do Piauí o mapa aparece em vermelho, significando que os casos estão em alta por aqui.
Nos arredores de Campo Maior as secretarias de saúde têm emitido os boletins epidemiológicos e esse aumento de casos tem sido constatado. Em Jatobá do Piauí, o boletim desta quinta-feira (27) dá conta de 19 casos ativos na cidade. Em Piripiri são 738 casos ativos segundo o último boletim (27/02/2022). Cabeceiras também emitiu boletim no qual constam 4 casos ativos.
Em Campo Maior, segundo a coordenadora do Centro Covid do HRCM, Sulema de Brito, constam, atualmente, 14 casos de internação, sendo 10 por covid-19 e 4 por síndrome gripal. Não há informações sobre casos em isolamento domiciliar, embora, conversando com as pessoas, a sensação é de que há uma explosão de casos no município.
O centro de testagem, que funciona na UBS da Rua Cel. Pergentino Lobão, no Centro Histórico de Campo Maior, registrou aumento na procura por testes. De acordo com a coordenadora Dandara Galvão, esse aumento é de cerca de 80% nas últimas duas semanas. São enviadas em média, de 60 a 90 amostras todos os dias, das quais a maioria dá positivo para Covid-19.
Há uma infinidade de pessoas, na cidade e na zona rural, queixando-se de sintomas, como febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Sintomas estes que acabam mascarando os casos de covid e dificultando o monitoramento da doença. Muitos acabam não buscando fazer o teste acreditando ser apenas uma gripe.
Some-se a isso a ausência dos boletins diários, o que deixa a população às cegas e produz uma falsa sensação de segurança, levando as pessoas a relaxarem nos cuidados básicos como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o evitar das aglomerações. O último boletim emitido consta de 22 de novembro de 2021, ou seja, a 60 dias.
A Secretaria Municipal de Saúde do município emitiu uma nota sobre o caso:
"A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, através da Coordenação de Epidemiologia, informa que a divulgação do boletim epidemiológico que mostra a evolução da pandemia de Covid-19, com a quantidade de casos, óbitos e internações, está temporariamente suspensa devido à instabilidade no sistema E-SUS Notifica. A Secretaria também comunica que, em breve, assim que for solucionado o problema na ferramenta, será dado continuidade à divulgação do boletim epidemiológico diário."
O setor de epidemiologia alerta para que a população não deixe de tomar todas as precauções, inclusive com relação a casos de dengue que também começam a ser registrados no município.
Walton Carvalho
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.