Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:57

TRE-PI notifica caso de possível crime eleitoral em Castelo do Piauí e mais 5 cidades

 Portal de entrada da cidade de Castelo do Piauí. Foto: Divulgação

O Procurador Regional Eleitoral do Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha, disse nessa segunda-feira (31/10), durante coletiva de imprensa, que as eleições no Piauí foram tranquilas. Mas sete ocorrências de possíveis crimes eleitorais serão investigados. Um desse foi na cidade de Castelo do Piauí.

Sobre possíveis ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) que estaria impedindo de pessoas se deslocarem aos seus locais de votações, MarcoTúlio Lustosa Caminha negou qualquer intercorrência. “As eleições ocorreram de forma tranquila na medida do possível. Eu afirmo que no Piauí não houveram abusos”, declara.

Segundo o Procurador, houve uma denúncia de que haveria blitz da PRF em Amarante, mas sem nenhuma prova. 

"A PRF atuou como tem que atuar para combater crimes eleitorais. Ninguém deixou de votar no Piauí por conta de qualquer ação da Polícia Rodoviária Federal”, acrescenta.

Ocorrências
Oficialmente, foram poucas ocorrências no dia da eleição. “Em Valença houve derramamento de santinho em favor de candidatos. Eu trouxe essa preocupação no primeiro turno e houve uma resolução que atendeu, com um caso em Uruçuí. É falta de educação sujar a cidade, além de deixar santinhos para que o eleitor pegue o sobrinho na boca de urna e vote naquele candidato”, revela.

Prisão em Bom Jesus (PI)

Um vereador chegou a ser preso no município é Bom Jesus (PI). “Houve prisão por transporte irregular de eleitores. Um veículo alugado por vereador foi flagrado levando eleitores. Isso foi em Bom Jesus e será apurado. O vereador foi preso”, disse o procurador.

Ocorrência em Castelo do Piauí 

“Em Castelo do Piauí, foi denunciado que um homem [usando carro oficial do município], disse que só levaria no carro eleitores de determinado candidato. Isso também será apurado”, disse.

18 casos de assédio eleitoral

Casos de assédio moral também foram registrados através de denúncias. “Há uma outra questão, a do assédio eleitoral. Tiveram várias denúncias de assédio eleitoral entre patrão, em empresas, e até de gestores públicos. Neste ponto, quero dizer que o Ministério Público do Trabalho ajudou com isso. Estamos apurando 18 casos, a maioria de empresas, além de um caso no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba”, finaliza Marco Túlio Lustosa Caminha.

Menos de 1% das urnas do Piauí apresentaram problemas

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador José James, parabenizou os piauienses pela eleição são grandes intercorrências. Ele destacou que menos de 1% das urnas do Piauí precisaram ser substituídas. “Parabéns ao Estado do Piauí, ao povo piauiense, pela forma como se comportou durante esses dois turnos de eleições. Tivemos eleições tranquilas sem qualquer alteração. Isso é um testemunho da maturidade piauiense mesmo em situações difíceis, como essa eleição que foi polarizada e com muitos problemas. Não tivemos situações graves. O povo piauiense está de parabéns, além do TRE com o corpo de funcionários e dedicação”, disse.

Fonte: Portal Meio Norte

Mais de Castelo do Piauí