Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:46

Bateria de celular descartada incorretamente explode em praça de Campo Maior (PI)

 

Populares registraram na tarde desta quarta-feira (23) por volta do meio dia, uma explosão proveniente de uma bateria de celular descartada incorretamente no na praça Gentil Alves em Campo Maior (PI).

De acordo com relato de testemunha em vídeo publicado na internet, a praça havia movimento de pessoas quando de repente, houve o barulho de explosão seguido de incêndio que logo foi apagado.

A testemunha ainda relatou os riscos que a população estava correndo devido a exposição da bateria em local com grande fluxo de pessoas, podendo haver um acidente grave.

Descarte incorreto de eletrônicos é crime ambiental e está disposto na Lei Nº9065 de 12/02/1998. Isso porque os elementos das baterias tracionárias, quando descartados inadequadamente, podem contaminar o solo e a água por muito anos.

DESCARTE DE BATERIA

O descarte apropriado é responsabilidade sua, e não das autoridades ou da empresa que vendeu o produto. Mesmo assim, as próprias fabricantes possuem em seus sites documentos para explicar como se desfazer desses componentes.

  • Motorola: lista em PDF para você consultar onde pode deixar sua bateria ou aparelho
  • Apple: instruções para que você possa destinar corretamente o que não vai usar mais
  • Samsung: lista em PDF para você consultar onde pode deixar sua bateria ou aparelho

Também há empresas que recolhem esse material, inclusive alguns supermercados. Há unidades do Carrefour que oferecem lixeiras apropriadas, bem como o Pão de Açúcar. Você pode fazer uma busca por CEP das lojas da empresa francesa. O Grupo Pão de Açúcar não tem essa busca tão avançada.

Outras opções são o site eCycle, que mostra em um mapa onde você pode levar o lixo. Dá para fazer a busca por CEP e tipo de material a ser descartado. A plataforma também oferece a retirada do lixo em sua casa, mas aí você tem que pagar uma taxa pela conveniência.

Há outras maneiras, também. Basta fazer uma busca e encontrar a que mais se adequar às suas necessidades - ou atender a sua região.

 

FONTE/CRÉDITOS: Campo Maior em Foco

Mais de Cidades