Uma árvore centenária que ficava localizada na Rua Antonino Freire, no centro de Campo Maior (PI), próximo a uma escola particular, foi arrancada pelo tronco nesta semana por homens e máquinas da Defesa Civil com a autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Maior (PI).
A ação foi registrada por populares provocando revolta, já que se tratava de uma espécie exótica e antiga presente na cidade, onde havia uma plaquinha referente a espécie e a data da planta, simbolizando que o bem natural foi tombado pela sua idade.
O trabalho de demarcação das árvores centenárias havia sido feito por gestões passadas com base na política de proteção ao meio ambiente.
Populares relataram ainda que a retirada da árvore prejudicou no clima da rua e a atração de clientes nos entornos dos comércios locais, tornando-se mais quente, pois a única sombra do local era proveniente da árvore.
Eles não entenderam a atitude do município, visto que há campanhas a nível internacional para que mais árvores sejam plantadas.
Diante da responsabilidade de um jornalismo sério, a reportagem do Em Foco procurou a Defesa Civil para entender o motivo da destruição. Segundo o órgão, a ação foi totalmente dentro da lei, sendo consultado e autorizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais sob alegação de que “a árvore oferecia risco aos pedestres e proprietários de veículos, uma vez que, populares se queixaram de que galhos de grande porte estavam caindo e danificando bens privados”.
Eles argumentaram ainda, que a ação foi uma medida prévia de prevenção de acidentes graves durante o período chuvoso.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.