Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:36

Avião da Gol por pouco não colide com ultraleve durante decolagem em Teresina

O acidente só pode ser evitado por causa do radar do aeroporto da capital que detectou um avião de pequeno porte voando no eixo de decolagem.

 

Um avião quase atingiu outra aeronave no momento da decolagem no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, na tarde do último domingo (06). Na hora que um avião da Gol estava decolando havia um ultraleve voando sem plano de voo. O acidente só pode ser evitado por causa do radar do aeroporto da capital que detectou um avião de pequeno porte voando no eixo de decolagem. 

 

Segundo informações de uma testemunha, não tem como os aviões detectarem os ultraleves, porque quando estão sem plano, não ligam o transponder, aparelho que o localiza e impede colisão. “A torre de controle do aeroporto de Teresina passou um sufoco na tarde deste domingo. Por pouco o episódio causa um acidente aéreo sobre a cidade. Não havia como o avião detectar o ultraleve quando este está sem plano de voo e sem o transponder ligado. Só tem como uma colisão ser evitada quando ambos estão com os transponder ligados”, afirma a testemunha. 

 

No momento em que a torre detectou que havia o risco de colisão entre as duas aeronaves, houve a solicitação de emergência para que o ultraleve deixasse o eixo de decolagem sob o risco de colisão. 

 

O Portal AZ teve acesso a esta mensagem, postada em grupo de redes sociais: “A aeronave decolando a 2300FT e o da Gol 1253 com 151 no POB. A outra é um tráfego decolado do Clube de ultraleves sem contato com o APP nem com a torre voando no eixo de decolagem aproximadamente a 15nm sobre o TE362 da RWY20 e estava mantendo 1500FT. Ao perceber isto, abri a frequência livre e "Educadamente" solicitei por três vezes que deixasse o eixo de decolagem da pista devido aos três comerciais decolando. Tanto me escutou que na hora abaixou sua altitude para 500FT”, declara.

 

O Portal AZ entrou em contato com o superintendente da Infraero no Piauí para obter mais detalhes do ocorrido, mas a assessoria de imprensa do órgão afirmou que só poderia dar um posicionamento no periodo da tarde.

 

Fonte: Portal Az

Por Otávio Neto

Mais de Geral