Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Teresina torna obrigatória a presença de pelo menos um profissional de segurança durante o expediente escolar nas instituições da rede pública. Outra proposta também estabelece a instalação de um “botão do pânico” em escolas e creches da cidade.
As propostas foram apresentadas pelo vereador Evandro Hidd (PDT).
Após o atentado em uma creche na cidade Blumenau, em Santa Catarina, houve uma crescente em ameaças de ataques em escolas, inclusive em Teresina. O tema acerca da segurança escolar tem ganhado protagonista nos parlamentos em diferentes instâncias. Na Alepi, também tramitam projetos que dispõe sobre a segurança escolar.
“São medidas de segurança para evitar o que aconteceu em Blumenau e Manaus. E que evite e afaste ações como aquelas”, destacou o parlamentar.
No caso da proposição de Evandro Hidd, a matéria não dispõe sobre o armamento do profissional da segurança na escola, tema ainda visto como polêmico.
Em relação ao botão do pânico, ao ser acionado o dispositivo vai acionar uma sirene de alto volume para chamar a atenção externa a unidade escolar em caso de qualquer situação de violência.
Plano de evacuação
O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou um Indicativo de Projeto de Lei estabelecendo um plano de evacuação para o caso de ataques em escolas do Piauí, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alepi) no dia 03 de abril.
Ao Cidadeverde.com, o parlamentar explicou que já havia sugerido algo semelhante na última legislativa, após o caso de um ex-aluno invadiu a sala de aula de uma escola no município de Campo Largo, no Norte do estado, e fez ameaças a alunos e professores.
FONTE/CRÉDITOS: CIDADE VERDE
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.