Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:08

Jovem Piauiense é o único brasileiro entre os vencedores de prêmio mundial de fotografia

 'Senhor do Vento', foto premiada do fotógrafo piauiense Adriano Carvalho | Redes Sociais

Com um olhar único, admirável e inspirador, o piauiense Adriano Mendes de Carvalho, natural de Parnaíba, no litoral do Piauí, foi premiado com o terceiro lugar no concurso do 16º Prêmio Anual de Fotografia de iPhone (IppAwards), que elege as melhores fotografias feitas com o smartphone da Apple, com participantes de todo o mundo.

Adriano foi o único brasileiro eleito no concurso. Ele fotografou um idoso de cabelos arrepiados em Buenos Aires, na Argentina, e batizou de "Senhor do Vento". Ela foi tirada com um iPhone XS e premiada na categoria "pessoas". O IppAwards também premiou os melhores registros de animais, arquitetura, crianças e natureza.

O fotógrafo piauiense detalhou sua jornada até a conquista honrosa no concurso, ele expressou seu prazer em realizar a fotografia do idoso e detalhou como tudo começou, o seu desejo pela foto, pela arte, em poder contar histórias através da fotografia.

“Foi uma foto em 2020, antes da pandemia. Eu sou fotógrafo por natureza, apesar de trabalhar nisso, sou fotógrafo de rua e documentarista. Iniciei minha carreira fotografando terreiros de umbanda, na qual pertenço, e foi lá onde eu tive a paixão pela fotografia. E nessa viagem (para Buenos Aires) eu fui exclusivamente para estudar fotografia, ministrar workshops, e numa dessas ruas eu encontrava pessoas interessantes”, explica Adriano.

Ele também detalhou o porquê da foto do idoso e suas inspirações em transmitir a imagem deste personagem. Batizada como "Senhor do Vento", a fotografia, segundo Adriano, retrata a realidade das pessoas, a personalidade, e até mesmo uma percepção pessoal, já que o registro transmite aquilo que o fotógrafo sente.

“Eu vi esse idoso, e o cabelo dele era muito alto, e o que eu fiz foi perceber que o cabelo dele subia e dava uma caracterização caricata. Eu me adiantei uns dois quarteirões dele [para poder vê-lo novamente], e posicionei o telefone e falei com ele para que me desse um pouco de atenção, para que desse tempo do vento voltar e quando aconteceu, a foto saiu”, narra Adriano.

Questionado sobre sua percepção da fotografia, do ar preto e branco, Adriano explicou que quis mostrar a linguagem corporal do senhor [personagem da fotografia], suas emoções, já que, por mais que alguém esteja sério, por dentro, há uma bela emoção.

_“É um contexto de fotografia, preto e branco tira a descrição da cor, e foca na linguagem corporal, na expressão. A fotografia é algo muito pessoal, o fotógrafo faz foto para ele mesmo, até dizem os especialistas que todo retrato é um autorretrato. Para mim expressa simplesmente a personalidade das pessoas, uma pessoa sincera, mas, ao mesmo tempo, sempre tem algo que chama atenção”_, completa o fotógrafo piauiense Adriano.

Adriano Mendes de Carvalho é professor de fotografia no Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, há 10 anos, e tem prazer em divulgar suas fotos, pois como ele mesmo diz: “Ajudo as pessoas a guardarem suas memórias e desenvolverem sua presença digital”.

Fonte/Créditos: Meio Norte

Mais de Entretenimento